0

Regras do TRE cerceiam a participação democrática
1. O Partido dos Trabalhadores no Pará lamenta, denuncia e repudia a decisão do TRE – Tribunal Regional Eleitoral, em praticamente deixar fora da nova disputa eleitoral o PT de Santarém, justamente o partido que estava no governo e foi democraticamente reeleito pelo povo, numa ampla coligação.

2. Ao determinar que a desincompatibilização de funcionários exercentes de cargos públicos tem que levar em conta o final de junho-2008 e não uma nova data que deveria ter sido marcada no novo calendário eleitoral, o TRE restringe a participação das lideranças do PT que estavam no governo de Santarém, ou em outros cargos públicos.

3. Ora, se o TRE determina um novo pleito, com prazo para convenção, propaganda eleitoral e todas as atividades de uma eleição, por que mantém o prazo da desincompatibilização ligado a junho-2008?

4. Por que o douto Tribunal não estabeleceu uma data razoável de desincompatibilização, permitindo a plena participação de todos os partidos no pleito e a democracia?

5. O PT irá à Justiça questionar a decisão do TRE, que atinge tão-somente o Partido dos Trabalhadores e deixa em xeque a democracia ao restringir a participação de todos os partidos em condições semelhantes.

João Batista Barbosa, Presidente do PT, Belém.Pa, 23-01-2009″.
Como vocês podem ver, a coisa está pegando fogo na minha terra. E as águas de março vêm aí com toda força. Ai, ai…
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Crescer sem violência

Anterior

Indagações científicas

Próximo

Você pode gostar

Comentários