Na terça-feira da semana passada (19), quando estava em votação no plenário da Assembleia Legislativa projeto de Indicação de autoria da deputada Professora Nilse Pinheiro transformando o Conselho Estadual de Educação em autarquia, detentora de autonomia deliberativa, financeira e administrativa,…

A desgraça sempre chega a galope, mas tudo o que é bom se arrasta indefinidamente no Brasil, o país dos contrastes e contradições, rico por natureza, com poucos bilionários e povo abaixo da linha da pobreza. Parece inacreditável, mas tramita…

O prefeito de Oriximiná, Delegado Willian Fonseca, foi reconduzido ao cargo pelo juiz titular da Vara Única daComarca local, Wallace Carneiro de Sousa, e literalmente voltou a tomar posse nos braços do povo. Era por volta do meio-dia, hoje (26),…

A equipe multidisciplinar do centro obstétrico da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, em Belém (PA), vivenciou uma experiência rara e emocionante: o parto empelicado. Imaginem um bebê nascendo dentro da placenta intacta, com os movimentos visíveis, praticamente ainda…

Nota de esclarecimento da Imerys

“A empresa recebeu com surpresa a recomendação do Ministério Público à Semas, tendo em vista que a Imerys é uma empresa idônea, logo após o incidente contactou as diversas autoridades competentes e o Ministério Publico Federal e Estadual para expor o ocorrido e sempre manteve
as suas portas abertas a todas e quaisquer entidades públicas que requereram vistorias e/ou solicitações de documentação. 

Com relação as alegações de informações falsas, a Imerys entende que houve um mal entendido e estará esclarecendo quaisquer pontos que possam ter gerado entendimentos equivocados. 

Adicionalmente, a Imerys acredita na independência e competência da equipe técnica da Semas, que licenciam e fiscalizam as atividades da empresa. Medidas que suspendam as atividades de qualquer operação industrial não devem ser pautadas por teorias inconsistentes, visto que tal decisão impactaria diversas outras pessoas, sem qualquer risco real.

Reafirmamos que todas as informações necessárias para o esclarecimento da ocorrência do dia 29 de outubro já foram feitas à secretaria, assim como tomadas as medidas preventivas na área, às quais foram, inclusive, devidamente apresentadas ao Ministério Público. Nossas equipes constataram e comprovaram para a Semas que o referido episódio tratou-se de um fato isolado, limitado. 

A empresa sabe a expectativa da sociedade para que isto não aconteça mais. Esse é o trabalho e também a expectativa dos 1.400 profissionais que trabalham na Imerys. O caulim é uma argila não perigosa e abundante na natureza, classificada como não perigosa. Tanto é assim que entre 2013 e 2015 foram investidos mais de R$ 20 milhões na segurança das operações. Foram recursos aplicados em aquisição de tecnologia, reformulação de métodos de monitoramento, melhoria na gestão, novas técnicas de engenharia para construir e prevenir, entre outros. 

A Imerys atua e sempre atuou em contato e colaboração irrestrita com as autoridades envolvidas para o esclarecimento de qualquer ocorrência em suas instalações, e permanece à disposição para eventuais novos questionamentos.”

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *