0

FOTOS: OZÉAS SANTOS
Hoje, Dia Mundial de Prevenção ao Diabetes, a Assembleia Legislativa do Pará promoveu mutirão com o tema “Diabetes, se não der pra prevenir, dá pra controlar”. Foram ofertados gratuitamente exames de glicemia, de urina e testes de hepatites virais, além de verificação de pressão arterial e orientação nutricional. A presidente da Associação dos Renais Crônicos do Pará, Belina Soares, fez divulgação educativa, orientando boas práticas.
A iniciativa resultou de feliz parceria da Alepa, via Departamento de Bem Estar Social, com a Sespa e UFPA, através de professores e alunos dos cursos de Enfermagem e Nutrição. 
Os sintomas do diabetes são perda de peso, aumento de sede, fome exagerada, vontade de urinar com frequência e muito cansaço.
As complicações incluem perda de visão, falha no funcionamento dos rins, infarto, formigamento nos pés e pernas e feridas que podem se agravar e exigir amputações. Praticar exercícios regulares, ter alimentação saudável, evitar o fumo e controlar a pressão arterial e o colesterol são práticas recomendadas.

Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Condicionantes da UHE-Belo Monte em pauta

Anterior

Alepa aprova empréstimo ao BID

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *