O IV Distrito Naval da Marinha do Brasil, em parceria com o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), Praticagem da Barra do Pará, Sociedade Amigos da Marinha Pará, Secretarias de Saúde de Barcarena e do Estado do Pará, Tribunal…

Guy Veloso, filho do saudoso jurista, notário e político Zeno Veloso, plantou em sua memória um pé de baobá na Universidade Federal do Pará, onde o ilustre parauara se destacou como professor de direito civil e direito constitucional, formando gerações…

Evellyn Vitória Souza Freitas nasceu no chão do banheiro do Hospital Municipal de Portel, município do arquipélago do Marajó (PA), no dia 28 de julho de 2021, por volta das 8h da manhã, prematura de 28 semanas e dois dias, pesando 1Kg e 39…

Vanete Oliveira, a jovem marajoara de 28 anos e mãe de cinco filhos que sofre há catorze anos com um tumor enorme em um dos olhos, que lhe cobre quase a metade da face, já está internada no Hospital Ophir…

Mutirão do Diabetes na Alepa

FOTOS: OZÉAS SANTOS
Hoje, Dia Mundial de Prevenção ao Diabetes, a Assembleia Legislativa do Pará promoveu mutirão com o tema “Diabetes, se não der pra prevenir, dá pra controlar”. Foram ofertados gratuitamente exames de glicemia, de urina e testes de hepatites virais, além de verificação de pressão arterial e orientação nutricional. A presidente da Associação dos Renais Crônicos do Pará, Belina Soares, fez divulgação educativa, orientando boas práticas.
A iniciativa resultou de feliz parceria da Alepa, via Departamento de Bem Estar Social, com a Sespa e UFPA, através de professores e alunos dos cursos de Enfermagem e Nutrição. 
Os sintomas do diabetes são perda de peso, aumento de sede, fome exagerada, vontade de urinar com frequência e muito cansaço.
As complicações incluem perda de visão, falha no funcionamento dos rins, infarto, formigamento nos pés e pernas e feridas que podem se agravar e exigir amputações. Praticar exercícios regulares, ter alimentação saudável, evitar o fumo e controlar a pressão arterial e o colesterol são práticas recomendadas.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *