0
 

O Museu Judiciário Estadual Desembargador Agnano de Moura Monteiro Lopes, do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, abriu a 23ª Semana Nacional de Museus e o Dia da Memória do Poder Judiciário com o talk show “Cultura e Patrimônio”, ministrado pelo jornalista, advogado, escritor e pesquisador Sebastião Godinho, membro das Academias Paraenses de Letras e de Jornalismo e também do Instituto Histórico e Geográfico do Pará. O evento foi mediado pelo diretor do Departamento de Documentação e Informação do TJPA, professor doutor Rodolfo Marques e apresentado pelo servidor Walbert Monteiro, que também é membro da APL, APJ e IHGP.

A Semana de Museus integra o calendário anual do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e tem como objetivo fomentar o diálogo sobre a importância da memória institucional e da preservação do patrimônio cultural, sobretudo em espaços ligados ao Judiciário.

Durante o talk show, houve reflexões sobre o papel dos museus na preservação da memória coletiva e nas estratégias de educação patrimonial. As temáticas as respeito de cultura e patrimônio estiveram em evidência. Na plateia, alunos e alunas da Grupo Proativa do Pará, sob a supervisão da professora Elisângela Andrade, participaram ativamente.

O professor doutor Elson Monteiro, presidente da Comissão de Defesa do Patrimônio do IHGP, elogiou a iniciativa: “É louvável que o Judiciário esteja à frente de ações que valorizam o nosso patrimônio. O Museu é um espaço de memória viva”.

A chefe do Serviço de Museu e Documentação Histórica do TJPA, Leiliane Rabelo, destacou que a programação deste ano foi pensada para valorizar a conexão entre o passado e o presente, mostrando como o Judiciário também é protagonista na preservação cultural.

A programação da Semana de Museus prosseguiu com o Projeto “Museu Judiciário de Portas Abertas” e o “Museu Criança”.

O Museu Judiciário fica na Av. Nazaré, 582, esquina com a Travessa Rui Barbosa, em Belém. Outras informações podem ser obtidas por e-mail: museu@tjpa.jus.br.

Cinema parauara no Marché du Film em Cannes

Anterior

Uma marajoara anciã revolucionária

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários