0
 

A mandioca estrela a mostra “Museu da Mandioca: exposição e gastronomia”, em cartaz até o dia 08 de junho no 1º piso do Castanheira Shopping, com entrada gratuita. A exposição conta com a parceria do Museu da Mandioca da Amazônia, localizado na comunidade quilombola do Espírito Santo do Itá, em Santa Izabel do Pará, e apoio da Prefeitura de Santa Izabel e Instituto Paulo Martins. Além da rica história que será contada, aos sábados e domingos, o evento inclui programação cultural e ainda feira de produtos orgânicos com menu degustação, comandada pelos produtores da agricultura familiar.

A museóloga Rosa Arraes, curadora da exposição, conta que a intenção é preservar a tradição amazônica do consumo da mandioca, permitindo que se tenha conhecimento dessa cultura, bem como dos produtores e seus produtos, além de proporcionar uma imersão pela história e importância cultural da mandioca na região. “A partir de pesquisas e conversas com a comunidade, definimos o tripé: tucupi, farinha e maniva como os principais derivados da mandioca e com os quais é possível realizar uma grande quantidade de pratos e por meio deles, narrar essa rica história”, revela.

A mostra é composta por objetos que fazem parte do acervo do Museu da Mandioca da Amazônia e será uma excelente oportunidade para que paraenses e turistas possam conhecer o importante trabalho de conservação realizado pela comunidade. O espaço funciona com um ambiente vivo de memória, aprendizado e valorização da cultura local e com uma nova perspectiva sobre o papel da mandioca na segurança alimentar, na economia e na preservação ambiental.

Serviço:
“Museu da Mandioca: exposição e gastronomia”
Visitação de segunda a sábado, das 10h às 22h e aos domingos: 12h às 22h
Feira Orgânica e Menu Degustação (sábados e domingos: 12h às 20h)
Apresentações culturais (sábados e domingos: 18h às 19h)

A eterna penúria da Defensoria Pública

Anterior

Continua o tráfego de carretas no bairro do Reduto

Próximo

Você pode gostar

Comentários