0
Resgate, registro e divulgação de parte da história do Pará, entre os anos de 1835-1840: dias 08, 09, 10 e 11 de novembro uma exposição fotográfica integra a programação em memória da Cabanagem – movimento revolucionário que ceifou a vida de cerca de 30 mil pessoas, de todas as classes sociais -, nas Faculdades Integradas do Tapajós – FIT.

Em Santarém, a divulgação do evento está sob a responsabilidade do prof.Dr. Florêncio Almeida Vaz, da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, que justifica a necessidade de transferir esse conhecimento investigado por antropólogos e historiadores, a fim de perenizar a história da revolta liderada pelos índios, mestiços e negros do interior do Pará, que eclodiu contra a situação em que viviam após a Independência do Brasil.

Descaso e extrema miséria foi um dos ingredientes da “combustão humana”, que será narrada pelos remanescentes em um documentário a ser exibido durante o Fórum Social Panamazônico, de 25 a 29 de novembro, em Santarém.

Desde maio a equipe composta por jornalistas, escritores, fotógrafos e outros profissionais visitam as cidades de Aveiro, Belterra e Santarém, além das comunidades vizinhas – onde haja indícios dessa história, hoje guardada apenas na memória dos descendentes dos cabanos – a fim de contá-la em um livro.

A história da Cabanagem, de modo inédito, será narrada pelos próprios atores sociais, sujeitos e grupos, até então anônimos, que apresentarão suas versões para a guerra que ficou conhecida como um dos mais importantes movimentos populares do Brasil.
Fonte: www.fit.br
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Vida interiorana parauara

Anterior

Doação de livros

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *