A Assembleia Legislativa aprovou hoje a criação da Secretaria de Estado das Cidades e Integração Regional, oriunda do desmembramento de parte das atribuições da Sedop – Secretaria de estado de Obras Públicas. Em sua Mensagem endereçada ao presidente da Alepa,…

O seccionamento dos leitos das PA-252 (entre Acará e Moju), PA-150 (entre Goianésia do Pará e Tailândia) e PA-481 (Barcarena), em razão das fortes chuvas e da cheia de rios próximos, que romperam os bueiros, partindo o asfalto completamente nesses…

O prefeito Edmilson Rodrigues está fazendo uma mini reforma administrativa. Depois da nomeação da ex-deputada e educadora Araceli Lemos para a Secretaria Municipal de Educação, ele nomeou Inês Silveira, que chefiava o Cerimonial do Gabinete do Prefeito, para a presidência…

Pesquisa de intenções de votos para prefeito de Terra Santa(PA), feita pela Destak, aponta que Siqueira Fonseca lidera com 38% das intenções de voto, seguido por Jaciara com 33%, na estimulada. Na espontânea, ele também está na frente, com 19%.…

Memória cabana

Resgate, registro e divulgação de parte da história do Pará, entre os anos de 1835-1840: dias 08, 09, 10 e 11 de novembro uma exposição fotográfica integra a programação em memória da Cabanagem – movimento revolucionário que ceifou a vida de cerca de 30 mil pessoas, de todas as classes sociais -, nas Faculdades Integradas do Tapajós – FIT.

Em Santarém, a divulgação do evento está sob a responsabilidade do prof.Dr. Florêncio Almeida Vaz, da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, que justifica a necessidade de transferir esse conhecimento investigado por antropólogos e historiadores, a fim de perenizar a história da revolta liderada pelos índios, mestiços e negros do interior do Pará, que eclodiu contra a situação em que viviam após a Independência do Brasil.

Descaso e extrema miséria foi um dos ingredientes da “combustão humana”, que será narrada pelos remanescentes em um documentário a ser exibido durante o Fórum Social Panamazônico, de 25 a 29 de novembro, em Santarém.

Desde maio a equipe composta por jornalistas, escritores, fotógrafos e outros profissionais visitam as cidades de Aveiro, Belterra e Santarém, além das comunidades vizinhas – onde haja indícios dessa história, hoje guardada apenas na memória dos descendentes dos cabanos – a fim de contá-la em um livro.

A história da Cabanagem, de modo inédito, será narrada pelos próprios atores sociais, sujeitos e grupos, até então anônimos, que apresentarão suas versões para a guerra que ficou conhecida como um dos mais importantes movimentos populares do Brasil.
Fonte: www.fit.br

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *