0
A primeira Flipa – Feira Literária do Pará foi um sucesso e deixou aquele gostinho de quero mais. Teve encontro com autores, sessão de autógrafos, garapa literária, livros de autores paraenses com desconto, lançamento dos Prêmios Fox e Nobre de Literatura. Sobretudo, a delícia de saber que é possível empreender na área cultural, fazer uma agitação bonita, gostosa, muito bem recebida pelo público, que gosta do que é bom, quer e precisa ter mais acesso à produção parauara. Afinal, os escritores paraenses ganham o mundo, são respeitados e premiados no Exterior – Edyr Augusto Proença, por exemplo, concorre agora com seu livro “Os Éguas”, traduzido para o francês com o título “Belém”, ao prêmio Chemeleon, concedido pela Université Jean Moulin Lyon III, na França – e são pouco conhecidos em sua própria terra natal. Já é hora de vencer os obstáculos que empanam o brilho da prata da casa.

As vendas foram acima da expectativa dos autores, o que prova a viabilidade econômico-financeira da iniciativa. Walcyr Monteiro lançou novo título, “Na Amazônia encantada – Uma história medieval de (des)amor no século XXI“, que vem acompanhado de um DVD e eu já comprei, lógico. Tenho toda a coleção de sua maravilhosa obra. 

Os livros infantis de Bella Pinto de Souza têm capas que já são uma embalagem de presente. Lindos e delicados! Comprei “A menina e a fofolete azul” e “Um caboclo enrolado, um jumento empacado, um cachorro aloprado“. Antonio Juraci Siqueira, Heliana Barriga, Sônia Santos, Cassilda Mártyres, Andréa Cozzi, Dia Favacho, Edvandro Pessoato e Janete Borges estão reunidos na coletânea “Apanhadores de Histórias: contadores de sonhos“, volumes I e II, que eu também adquiri, entre tantos outros interessantíssimos, que vale a pena conferir.

A livraria Fox sediou a Flipa, com apoio da editora Empíreo. Que venham outras e se expanda para o interior! Parabéns aos escritores Walcyr Monteiro, Aline de Mello Brandão, Amaury Braga Dantas, Andrei Simões, Bella Pinto de Souza, Edyr Augusto Proença, Antonio Juraci Siqueira, Ronaldo Franco, Salomão Larêdo e Edgar Augusto Proença, pela coragem e pioneirismo.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Ibope mostra Helder 48% X Jatene 45%

Anterior

Jatene e Helder firmam Protocolo no TRT

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *