Nesta quinta-feira, dia 21, até o sábado, 23, a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Pará oferece os cursos de qualificação e atualização do projeto Forma Alepa/Elepa Itinerante em Santarém, atendendo toda a região do Baixo Amazonas, abrangendo também…

Em reunião conjunta das Comissões de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO) e de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (18) foi aprovado o projeto de lei nº 363/2021, que autoriza o Governo do Pará a contratar operação…

Não houve o célebre círio fluvial de Oriximiná no rio Trombetas este ano, por causa da pandemia, mas a imagem de Santo Antônio flanou pelas águas, levada pela comunidade de várzea do Rio Cachoeiry, que celebrou o verão depois da…

Aprender mais sobre as boas práticas Lixo Zero e como aplicá-las no dia a dia, repensando hábitos de consumo e inspirando a população a enxergar os seus resíduos com dignidade é o que propõe a programação que acontecerá entre os…

Ibope mostra Helder 48% X Jatene 45%

Saiu hoje também a primeira pesquisa de segundo turno realizada pelo Ibope, encomendada pela TV Liberal. O resultado mostra Helder Barbalho (PMDB) com 48% das intenções de voto, tecnicamente empatado na disputa pelo governo do Pará com o governador Simão Jatene (PSDB), que tem 45%. Votos em branco ou nulos somam 3% do eleitorado e 4% estão indecisos. Quando se trata somente de votos válidos (excluindo os indecisos e o percentual de intenções de voto em branco ou nulo) o cenário fica assim: Helder 52% e Jatene 48%.   

No levantamento do Ibope, as intenções de voto em Helder Barbalho são mais expressivas entre os eleitores mais jovens, de 16 a 24 anos (52%) e entre aqueles com renda mensal familiar de até um salário mínimo (55%). Já Simão Jatene tem mais simpatizantes com curso superior completo, segmento no qual atinge 58% das menções, e se destaca também entre entrevistados com mais de 55 anos e renda familiar mensal superior a dois salários mínimos (50% em cada grupo). 

Na espontânea, quando não há apresentação dos nomes dos candidatos, Helder Barbalho é lembrado por 44%, e Simão Jatene por 41%. Brancos/nulos somam 4% e outros 11% não opinam a respeito. Segundo o Ibope, quanto à expectativa de vitória, independentemente de suas intenções de voto, 52% acreditam na vitória de Helder Barbalho, 38% creem que Simão Jatene será reeleito e 10% preferem não opinar a respeito. 

O governo de Jatene é predominantemente avaliado como regular, no momento, com 43% (eram 36% da medição feita no final de setembro). Já sua avaliação positiva recua 5 p.p. em relação à pesquisa de setembro e tem agora 32% de ótimo e bom. Aqueles que avaliam negativamente sua administração representam 23% do eleitorado (eram 25% em setembro). Mais da metade (53%) aprova a administração de Jatene, enquanto 41% a desaprovam (não há variação significativa em relação ao levantamento de setembro). ​ 

No Pará, Dilma Rousseff tem 52% das intenções de voto para a Presidência da República, contra 41% de Aécio Neves, e 3% pretendem votar em branco ou anular o voto. Os indecisos representam 3% do eleitorado do Estado. Considerando apenas os votos válidos, Dilma aparece com 56% e Aécio com 44% das intenções de voto. 

A pesquisa, registrada no TRE-PA sob o nº PA-00052/2014 e no TSE sob protocolo nº BR-001121/2014,  foi realizada entre 14 e 16 de outubro de 2014,  e entrevistados 812 eleitores. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança utilizado é de 95%. 

Leiam os resultados na íntegra aqui.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *