0

Duas pessoas estão contaminadas com a variante Delta do novo coronavírus, em Belém do Pará. Trata-se de um casal que reside nos Estados Unidos e começou a sentir os sintomas quatro dias após chegar à capital paraense. Apenas o homem buscou atendimento médico, em hospital da rede privada. A Secretaria de Estado de Saúde Pública fez a confirmação oficial. O Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen) firmou parceria com o Instituto Evandro Chagas (IEC) para realizar o sequenciamento genético da amostra, que foi constatada na mulher de 26 anos e, por contato epidemiológico, no seu cônjuge, de 39 anos.

Amostras de ambos foram coletadas em exame RT-PCR, comprovando o resultado positivo para Covid-19. Em seguida, as duas amostras foram encaminhadas ao IEC para o sequenciamento do genoma do vírus e identificação de variantes. Em razão da baixa carga viral na amostra colhida do paciente do sexo masculino não foi possível realizar o sequenciamento dele.

A Sespa monitora casos confirmados de novas variantes do novo coronavírus por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde e da Vigilância Epidemiológica do Estado, juntamente com os municípios.

Baseadas nesses dados serão adotadas providências, que podem ser barreiras sanitárias entre municípios ou medidas restritivas. Todos os contatos do casal foram identificados e estão sendo monitorados e orientados a manter o isolamento social para evitar a disseminação, caso tenham sido infectados.

É fundamental que todos usem máscara, mantenham distanciamento social, higienizem as mãos com água e sabão e álcool em gel, procurem atendimento médico em caso de sintomas e façam a vacina.

Uruá-Tapera

O PESPORRENTE

Anterior

Cascata (*)

Próximo

Vocë pode gostar

Mais de Notícias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *