Evellyn Vitória Souza Freitas nasceu no chão do banheiro do Hospital Municipal de Portel, município do arquipélago do Marajó (PA), no dia 28 de julho de 2021, por volta das 8h da manhã, prematura de 28 semanas e dois dias, pesando 1Kg e 39…

Vanete Oliveira, a jovem marajoara de 28 anos e mãe de cinco filhos que sofre há catorze anos com um tumor enorme em um dos olhos, que lhe cobre quase a metade da face, já está internada no Hospital Ophir…

Equipes da Divisão de Homicídios e da Delegacia de Repressão de Furtos e Roubos estavam monitorando há um mês o grupo criminoso que planejava roubar em torno de R$ 1 milhão no caixa eletrônico do Banpará localizado dentro do Hospital…

Vanete Oliveira, 28 anos, mãe de cinco filhos, vive em Portel, município do arquipélago do Marajó(PA). Ela sofre há catorze anos dores atrozes além do desconforto, trauma e todo tipo de dor física e psicológica, por conta de um tumor…

Jatene apresenta dados de sua gestão

FOTO: OZÉAS SANTOS
O governador Simão Jatene foi hoje à Alepa apresentar a última mensagem de seu terceiro mandato. Além do relatório de 2017, fez um balanço global
de sua gestão. Como já era de se esperar, havia manifestantes desde cedo ocupando as galerias. A sessão por várias vezes ficou tensa. 

Após o discurso do governador, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Márcio Miranda, concedeu às bancadas de oposição e de situação dez minutos para cada uma expor seu pensamento, conforme manda o regimento interno. Inicialmente, os oposicionistas informaram que dividiriam o tempo entre os deputados Soldado Tércio, que ficaria com cinco minutos, e os deputados Iran Lima e Airton Faleiro, que dividiriam a metade restante. Mas o deputado Soldado Tércio permaneceu na tribuna durante exatos 10 minutos e trinta segundos, apesar das advertências do presidente quanto ao tempo extrapolado. Tércio fez pesadas críticas às mortes violentas e cobrou o pagamento das suas emendas parlamentares, que não são quitadas desde 2015. 

O líder do PMDB, deputado Iran Lima, acabou usando sozinho mais cinco minutos e também criticou as áreas de Educação, Saúde e Segurança Pública. O líder do Governo, deputado Eliel Faustino, defendeu a gestão de Jatene, enfatizando que problemas estruturais foram combatidos com ações concretas.
Jatene usou o tempo disponível para a tréplica e explicou que, diante do risco de atrasar o pagamento dos servidores ou
desativar serviços essenciais, como aconteceu em outros Estados,
ainda que com pesar e correndo o risco de não ser entendido, teve que desacelerar obras e não conceder
reajuste salarial. Mas, tendo presente a questão da desigualdade,
procurou proteger os servidores que menos ganham e aumentou o valor do auxílio alimentação que, sendo igual para todos,
tem maior impacto positivo sobre as menores remunerações e assim não precisou realizar demissões em massa. Recordou que quando assumiu o governo pela primeira
vez o Pará dispunha de apenas três grandes hospitais públicos:
a centenária Santa Casa, o Hospital de Clínicas Gaspar Viana e o
Hospital Ophir Loyola, todos em Belém, e que concluiu o primeiro mandato com cinco novos hospitais regionais, que
hoje somam 14 e, até final do ano, devem chegar a 21, dando cobertura a todas as grandes regiões e agregando ao sistema público de
saúde 2 mil leitos em diversas especialidades. Também acentuou que hoje, entre os 10 melhores hospitais públicos do Brasil
com certificação ONA 3, que é o mais alto indicativo de qualidade,
dois estão no Pará: os regionais do
Baixo Amazonas e de Altamira. 

Emocionado, o governador declarou sua gratidão a todos os paraenses e realçou a sua condição de filho de imigrante, menino criado no interior e servidor público que teve a oportunidade de dirigir o seu Estado por três vezes.

Cliquem aqui e acessem a íntegra da Mensagem e os dados da gestão do governo do Pará. E aqui um resumo dos últimos sete anos.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *