0
Em seu discurso na posse da deputada Ana Cunha(PSDB), hoje, como secretária de Estado de Assistência Social, Trabalho e Renda, o governador em exercício Zequinha Marinho(PSC) saudou o ex-secretário de Estado e “quase” deputado Hildegardo Nunes(PSDB), que estava lá na primeira fila. Quebrando o protocolo e em tom de brincadeira, disse da tribuna que iria telefonar para o prefeito de Afuá, Mazinho Salomão ( o primeiro suplente da coligação), e dizer para ele parar com o impasse e deixar logo a vaga para Hildegardo assumir. 

É que, pelo regimento interno da Assembleia Legislativa, o 1º suplente – Mazinho – tem quinze dias para reivindicar o cargo, a partir do pedido de licença da titular. Decorrido o prazo sem manifestação, é convocado o segundo suplente, que no caso é Hildegardo. Porém, Mazinho pode abreviar a agonia, digo, espera, se renunciar logo à expectativa de direito, até porque seria tolice trocar o certo pelo duvidoso. Como prefeito, tem 4 anos de mandato. Como deputado, poderia durar dias, dependendo da vontade do governador Simão Jatene ou da deputada Ana Cunha. No máximo, um ano, já que 2018 tem pleito eleitoral e quem quiser se candidatar terá que deixar o governo logo em janeiro, com o que a deputada retornará à Alepa, conforme já cantei a pedra no post “Manhas & artimanhas da política” (cliquem no link para reler). 

Em entrevista exclusiva ao blog, após a solenidade, quando perguntei ao governador Zequinha Marinho se iria mesmo ligar para Mazinho, ele me pediu o número do celular do prefeito. No que eu procurei, ninguém tinha. Mais uma para o folclore da política parauara.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

O Portal da Amazônia: segurança e moradia

Anterior

Heitor Pinheiro assumirá Pará Social

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *