0

Ao assinar ontem (7) à noite a Ordem de Serviço para a construção da Nova Doca, em Belém, o governador Helder Barbalho anunciou que um dos diferenciais do parque linear será o plantio de cerca de duzentas árvores de grande porte e mais dez mil unidades de arbustos e forragem – plantas pequenas. O projeto inclui mirantes, quiosques de alimentação, parque infantil, academia ao ar livre e espaços de contemplação integrados à paisagem do canal, que será requalificado, com tratamento do esgoto do bairro.

A obra custará R$ 310.830.390,25, recursos do convênio firmado pela Itaipu Binacional com o Governo do Pará, e vai ser executada pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), por meio do Consórcio Nova Doca.

Em 1,2 quilômetro de canal serão executados serviços de drenagem, paisagismo, urbanização e construção de passarelas, além da substituição de seis comportas para controle de água de maré para evitar inundações. Também serão pavimentados mais de 2,4 Km da Av. Visconde de Souza Franco e construídos um novo sistema de drenagem profunda e superficial de chuva, rede de esgoto sanitário, tubulação de água potável, ciclovia e um sistema de energia limpa.

“É a ousadia que faz a gente crescer e ir longe. Graças a essa ousadia do nosso governador, com apoio do presidente Lula, vamos transformar Belém na sede do maior evento mundial sobre o clima. Ficamos muito felizes de mais uma etapa vencida dentro do planejamento que foi feito. Essa é uma obra que vai gerar muitos empregos e mais renda para a nossa população. Não é uma obra só de embelezamento. Aqui vai virar um parque que as famílias poderão frequentar”, comentou a vice-governadora Hana Ghassan, coordenadora do Comitê da COP 30 no Pará.

As intervenções estão divididas em módulos. O primeiro a ser trabalhado é o perímetro entre a Av. Marechal Hermes e a Rua Belém.

O evento contou com a presença do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, representantes do governo federal, deputados, secretários de Estado, vereadores e outras autoridades.

Novos membros honorários da APJ

Anterior

TRE faz plantão até às 17h

Próximo

Vocë pode gostar

Mais de Notícias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *