O Brasil, inigualável pelas belezas naturais, não consegue avançar como ambiente atraente para o desenvolvimento da indústria de viagens e turismo. É o que constatou o quarto relatório Travel & Tourism Competitiveness, divulgado durante o Fórum Mundial de Turismo 2011, em Andorra.
Mesmo se preparando para sediar os dois eventos esportivos mais importantes do mundo – a Copa e as Olimpíadas -, o Brasil está no 52º lugar. E o pior: caiu sete posições em relação ao relatório anterior.
Suíça, Alemanha e a França lideram o ranking deste ano, centrado no tema Para além da crise, que reflete as perspectivas cautelosamente otimistas e as muitas complexidades ainda enfrentadas pela indústria.
Áustria, Suécia, Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Espanha e Cingapura completam a lista dos 10 países que se destacam em quesitos como segurança e infra-estrutura.
Os rankings da Suíça, Alemanha, França e Áustria demonstram a importância do apoio empresarial e dos marcos regulatórios, junto com o transporte de classe mundial e infraestrutura turística, além d no desenvolvimento de recursos humanos e naturais a fim de promover o desenvolvimento do setor.