A expectativa era grande em relação à ida do governador Helder Barbalho à Assembleia Legislativa para a leitura da Mensagem na instalação da 61ª Legislatura. Funcionou como uma espécie de termômetro da Casa, que abriga novos deputados na oposição, e…

Foram empossados hoje na Assembleia Legislativa do Pará os 41 deputados estaduais eleitos para a 61ª Legislatura (2023-2027). Em seguida houve eleição para a Presidência e a Mesa Diretora, em chapa única, tendo sido reeleito praticamente à unanimidade – por…

O governador Helder Barbalho está soltando a conta-gotas os nomes dos escolhidos para compor o primeiro escalão de seu segundo governo. Nesta quarta-feira será a posse dos deputados estaduais e federais e dos senadores, e a eleição para a Mesa…

Pela primeira vez na história, está em curso  um movimento conjunto da Academia Paraense de Letras, Academia Paraense de Jornalismo, Instituto Histórico e Geográfico do Pará e Academia Paraense de Letras Jurídicas, exposto em ofício ao governador Helder Barbalho, propondo…

Fábrica de diplomas

Com 40 doutores e 2 mestres no quadro docente, o Instituto de Geociências – Faculdade de Geologia é um centro de excelência: a graduação figura há muitos anos entre os cinco cursos mais bem avaliados pelo MEC, além da pós-graduação ser atualmente a melhor, no âmbito da UFPA.
Pois bem…  O que deveria ser motivo de orgulho virou alvo de pressão. Um alto assessor da Pró-Reitoria de Ensino da UFPA, alegando ter sido questionado por representante do MEC acerca do alto índice de reprovação dos alunos – dos 40 aprovados no vestibular, somente metade se forma -, deu um recado à direção do Curso de Geologia: “O Brasil, especialmente a Região Norte, precisa de geólogos“. Tradução, grosso modo: “afrouxem as exigências e rigidez do curso, ou sofrerão consequências”.
Vejam o absurdo da situação: 40 doutores e 2 mestres, exigentes em seu metier, se sentem acuados por ameaças veladas e intimidações para que deixem de lado critérios e aprovem mais.
É a quantidade em detrimento da qualidade.
E não se espantem se daqui a pouco surgir uma obscura Faculdade de Geologia, com mensalidade na casa dos mil reais e aprovada pelo MEC, para fabricar profissionais em ritmo de linha de montagem. 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *