0



Para comemorar seus 398 anos de fundação, Belém recebe. de 10 a 26 de janeiro, na Estação das Docas, a exposição internacional “Os jardins fazem a cidade” (Les jardins font la ville) do renomado fotógrafo francês Michel Corbou. A mostra, promovida pelo Governo do Estado via Secult, traz 64 imagens de jardins públicos de várias partes do mundo e tem como base o livro “Des Jardins dans la ville” (“Os jardins na cidade”; arte/La Martinière, 2011), de autoria do fotógrafo e  é um convite à reflexão sobre o papel dos jardins públicos nas grandes cidades. As fotografias mostram o olhar particular do artista, defensor desses espaços públicos, e foram captadas na Europa (França, Espanha, Portugal, Itália, Alemanha, Grécia e Suíça) e no Brasil (Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo), onde Corbou esteve entre novembro e dezembro de 2012.
A mostra contempla cenários que vão desde cartões postais, como o Jardim de Luxemburgo (fonte Médicis), em Paris, a espaços privados, como o Varengeville, no litoral da Normandia, ou paisagens antigas, como o Kolymbetra, no vale dos templos no sul da Sicília, que data de 500 antes de Cristo. 



A programação da Secult em comemoração ao aniversário de Belém inclui a entrega ao Museu de Arte Sacra de duas novas peças: uma Santana Mestra e uma Nossa Senhora do Carmo, de grande valor histórico para a cidade, e o lançamento da 4ª edição do livro Belém da Saudade, com 114 novas imagens, às 10:30h do domingo, 12.
E no dia 14, ainda como parte das comemorações, será aberta a exposição “Portinari na Coleção Castro Maya”, com 
57 pinturas, desenhos e gravuras realizadas entre 1938 e 1959 pelo grande artista, às 19h, no Museu Histórico do Estado do Pará.  Aproveitem que vai até o dia 12 de fevereiro, com entrada gratuita.

Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Solidariedade às famílias de Abaetetuba

Anterior

Novo Adjunto de Inteligência na Segup

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *