A empresa de ônibus Belém-Rio, que faz a linha para o distrito de Outeiro – Ilha de Caratateua, em Belém, aparentemente está falida e reduziu pela metade a sua frota, causando enorme sofrimento aos usuários do transporte coletivo. O serviço,…

A Cosanpa abriu nada menos que seiscentos buracos imensos nos bairros mais movimentados de Belém, infernizando a vida de todo mundo com engarrafamentos e causando graves riscos de acidentes, principalmente porque chove sempre, e quando as ruas alagam os buracos…

O Procurador-Geral de Justiça César Mattar Jr. inaugurou nesta quinta-feira, 16, o Núcleo Eleitoral do Ministério Público do Estado do Pará, que vai funcionar na sede das Promotorias de Justiça de Icoaraci, distrito de Belém. O coordenador será o promotor…

A desembargadora Maria de Nazaré Saavedra Guimarães, que se destaca pelo belo trabalho que desenvolve à frente da Comissão de Ações Judiciais em Direitos Humanos e Repercussão Social do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, e que já coordenou…

Exposições em homenagem a Belém



Para comemorar seus 398 anos de fundação, Belém recebe. de 10 a 26 de janeiro, na Estação das Docas, a exposição internacional “Os jardins fazem a cidade” (Les jardins font la ville) do renomado fotógrafo francês Michel Corbou. A mostra, promovida pelo Governo do Estado via Secult, traz 64 imagens de jardins públicos de várias partes do mundo e tem como base o livro “Des Jardins dans la ville” (“Os jardins na cidade”; arte/La Martinière, 2011), de autoria do fotógrafo e  é um convite à reflexão sobre o papel dos jardins públicos nas grandes cidades. As fotografias mostram o olhar particular do artista, defensor desses espaços públicos, e foram captadas na Europa (França, Espanha, Portugal, Itália, Alemanha, Grécia e Suíça) e no Brasil (Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo), onde Corbou esteve entre novembro e dezembro de 2012.
A mostra contempla cenários que vão desde cartões postais, como o Jardim de Luxemburgo (fonte Médicis), em Paris, a espaços privados, como o Varengeville, no litoral da Normandia, ou paisagens antigas, como o Kolymbetra, no vale dos templos no sul da Sicília, que data de 500 antes de Cristo. 



A programação da Secult em comemoração ao aniversário de Belém inclui a entrega ao Museu de Arte Sacra de duas novas peças: uma Santana Mestra e uma Nossa Senhora do Carmo, de grande valor histórico para a cidade, e o lançamento da 4ª edição do livro Belém da Saudade, com 114 novas imagens, às 10:30h do domingo, 12.
E no dia 14, ainda como parte das comemorações, será aberta a exposição “Portinari na Coleção Castro Maya”, com 
57 pinturas, desenhos e gravuras realizadas entre 1938 e 1959 pelo grande artista, às 19h, no Museu Histórico do Estado do Pará.  Aproveitem que vai até o dia 12 de fevereiro, com entrada gratuita.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *