Há muito tempo a população de Belém denuncia o furto de cabos elétricos e de telefonia à luz do dia. Em toda a cidade, a fiação pendurada e embolada causa péssima imagem, principalmente no centro histórico, que engloba os bairros da Cidade Velha, Reduto, Campina, Nazaré e Umarizal, onde há edificações tombadas como patrimônio histórico, arquitetônico e cultural de Belém, do Pará e do Brasil. A partir da mobilização social, o 2º Batalhão da Polícia Militar do Pará, comandado pelo Tenente Coronel Orlandino, intensificou o patrulhamento no entorno de locais suspeitos de receptação do material furtado.
Ontem (21), o CB Delgado e o 1º Tenente Vinícius, comandante da 1ª Cia da PMPA, vinculada ao 2º BPM, estavam em ronda na Cidade Velha, na viatura 0203, quando avistaram sacas com grande quantidade de fios de cobre dentro de uma sucataria localizada na Trav. Alenquer com Dr. Assis, cujos portões estavam abertos. Pediram autorização ao responsável pelo estabelecimento, Clausiomar Miranda Ferreira, para verificar de perto o material e constataram serem fios de cobre. O sucateiro – vejam só! – disse não saber se a procedência é lícita ou ilícita, e que adquire de transeuntes e pessoas em situação de rua, dos quais não sabe informar o nome e nem o endereço.
Os fios de cobre foram encontrados “descascados”, dificultando a identificação da real procedência. Os policiais conduziram o dono da sucataria e as sacas de fios de cobre para a Delegacia Seccional do Comércio, onde foi lavrado BO, com duas testemunhas.
No último dia 14, por volta das 14h, os Cabos Vinícius de Moraes e Lima Souza, juntamente com o soldado Daniel Figueiredo, faziam ronda ostensiva em bicicletas, pelo complexo do Ver-O-Peso, atrás do Solar da Beira, quando flagraram Paulo Roberto Vieira Viana cortando fios elétricos de barracas dos feirantes. Imediatamente foi dado voz de parada e após revista pessoal os policiais encontraram grande quantidade de fios elétricos, proveniente de furtos. Ele foi preso e conduzido à Seccional do Comércio para os demais procedimentos.
Na segunda-feira dia 11 deste mês, o Ver-O-Peso sofreu um “blecaute” devido justamente à prática delituosa de furto de fios elétricos, causando enormes transtornos aos trabalhadores, turistas e transeuntes do local. Nessa mesma data, por volta de 21h40, transeuntes informaram que um indivíduo estava furtando a fiação elétrica em frente ao Shopping Boulevard. Magno Lobão de Souza foi flagrado com uma mochila contendo cabos retirados dos postes de iluminação pública da Av. Visconde de Souza Franco, a Doca. Foi detido e levado à Seccional de São Brás.
No bairro do Reduto, a quase totalidade das ruas fica imersa na escuridão, facilitando a ocorrência de assaltos, estupros e invasões de residências. As lâmpadas dos postes não são substituídas quando queimadas e o furto de fiação elétrica é diário. Há muitos moradores idosos e estudantes que vivem aterrorizados, além de pequenos comerciantes que têm seus negócios prejudicados e até inviabilizados. O comandante do 2º BPM, Ten Cel Orlandino, o sub comandante, Major Félix, e o 1° Ten Vinícius, comandante da 1ª Cia., têm recebido muitos pedidos de providências, através dos canais de comunicação que mantêm com as pessoas do bairro, e tomaram medidas estratégicas quanto ao policiamento ostensivo. A população pode e deve ajudar a PMPA, denunciando toda e qualquer situação suspeita. Se os receptadores forem presos, os ladrões não terão a quem vender e o combate ao furto terá mais eficácia. O telefone de contato da 1ª Cia, 91-982385532, fica 24h no ar.
Comentários