O Núcleo de Artes, Cultura e Educação, vinculado à Secretaria Municipal de Educação, recebeu dezenas de instrumentos musicais que vão compor o acervo da Escola Municipal de Artes, que funciona no Palacete Pinho, no bairro da Cidade Velha, em Belém. Parte dos instrumentos será distribuída para as escolas da rede municipal de ensino que dispõem de sala de música e contam com mestres de cultura popular: violão acústico, violão artístico, violoncelo, teclado musical, escaleta, flauta doce contralto barroca soprano, flauta doce germânica soprano, pandeiro, zabumba, triangulo, maracá, gaita, banjo, agogô, reco-reco, surdo, kalimba, xilofone e ukulelê, além de capas e suporte para vários tipos de instrumentos. O investimento foi de R$ 110 mil.
Os instrumentos musicais vão permitir a realização de um antigo projeto, a formação do grupo musical Uyrakatu, nome que faz referência ao “pássaro dos encantos” e remete a uma lenda indígena sobre um momento em que “cada pássaro ensinava um ao outro, trocando saberes e se apoiando nas dificuldades”.
Para a secretária municipal de Educação, Araceli Lemos, a entrega dos instrumentos musicais é mais uma etapa de consolidação de uma concepção educacional, que visa assegurar a formação dos estudantes, além das disciplinas do currículo formal. “Hoje é um dia de muita alegria para nós da Prefeitura de Belém e particularmente da Semec, pois sabemos que esses instrumentos musicais vão contribuir bastante com a formação dos nossos estudantes da rede municipal de ensino, que têm na Escola Municipal de Artes um importante suporte para a escola de tempo integral, festejou Araceli Lemos.
Comentários