A Administração Superior do Ministério Público do Pará está empenhada em fortalecer a atuação dos promotores de justiça no arquipélago do Marajó, onde a situação de extrema pobreza, agravada pela pandemia, perpetua crimes gravíssimos como os abusos e exploração sexual…

“A Prefeitura de Belém, por meio da Comissão de Defesa Civil de Belém, informa que realizou vistoria técnica no bloco B do imóvel localizado na avenida Presidente Vargas, 762, no dia 11 de fevereiro, às 9h, em conjunto com representantes…

DEM e PSL ainda nem consumaram a fusão, prevista para outubro deste ano, mas a briga já é de foice. O ex-presidente do Senado Davi Alcolumbre e o ex-prefeito de Salvador ACM Neto duelam nos bastidores pelo comando do novo…

Um pastor de igreja evangélica localizada no município de Breves, no arquipélago do Marajó, foi condenado a 39 anos de prisão por estupro de vulnerável, exploração sexual e por possuir e armazenar pornografia infantil, com o agravante de que ele…

Empreender é mais difícil no momento atual?

Um dia eu soube de uma história que me impressionou:

Uma menina conhecida estava tendo dificuldades para pagar suas contas. Então ela pensou no que gostava realmente de fazer e viu que era boa em faxina. Isso mesmo. Faxina. Daí resolveu anunciar seus serviços de faxineira e para isso usou suas habilidades em arte digital e sua criatividade. Montou uma página de Instagram divertida e bonita e ofereceu assim o que sabia fazer de melhor: Limpar casas. Logo estava com a agenda lotada. Tão lotada que contratou uma outra faxineira para dar conta da demanda. E hoje, essa moça não faxina mais, hoje ela controla uma rede de faxineiras num negócio que não para de crescer.

Tenho ouvido muito que empreender está cada vez mais difícil no Brasil. Ora, eu preciso discordar. Difícil era empreender nos anos 80 quando minha mãe abriu uma loja de bijouterias, a primeira da cidade, e de brinco em brinco conseguiu dar a entrada no seu apartamento. Não havia como divulgar o produto, a não ser que ela recorresse a agências de publicidade, pagando caro por anúncios nos jornais e nas rádios da cidade. Esse era um recurso possível apenas às grandes empresas. Pequenos empreendedores contavam com o boca-a-boca para divulgar o que faziam e mais nada. O que minha mãe fez naquela época é que foi difícil! Hoje qualquer um pode montar um negócio e o divulgar nas redes sociais. Basta ter criatividade e coragem.

Você sequer precisa ter muitos recursos financeiros para isso. Se está pensando em abrir algo, saiba que a maior trava para finalmente empreender não é a falta de dinheiro. A maior trava é a falta de humildade.

Se você retirar ESSA trava, verá que o que não faltam são ideias para empreender.

Quer que eu dê CINCO ideias de pequenos negócios que você pode montar com menos de R$ 1.000,00?

  1. Você pode fazer faxinas, como a moça da história e bolar uma forma original de vender esse serviço.
  2. Você pode alugar um quarto da sua casa para servir de acomodação para o AirBNB.
  3. Você pode fazer bolos e começar oferecendo para os seus vizinhos de prédio. Escolha aquela sobremesa que você faz e que todo mundo elogia e monetize isso. Especialize-se nela e venda variedades da mesma receita.
  4. Você pode procurar alguma grande empresa que ofereça loja virtual dos produtos. O Magazine Luiza por exemplo faz isso. Você se inscreve, recebe um link com a loja virtual prontinha, e tudo o que você tem a fazer é divulgar entre sua rede de conhecidos. Você ganha um percentual em cima das vendas que obtiver, sem correr nenhum risco.
  5. O que você sabe fazer? Venda o seu conhecimento. Dê aulas de violão/maquiagem/mesa posta/astrologia/matemática/inglês/costura/bordado/bolos… Sempre tem gente querendo aprender aquilo que para nós é tão fácil de fazer.

Começar a empreender não é difícil. Onde há um forte desejo, certamente haverá uma maneira. Vença seus medos, seu orgulho e dê o primeiro passo. Já lhe mostrei que você não precisa sequer ter uma verba considerável para isso. O que você precisa ter é humildade, coragem e organização. Tendo tudo isso, vá em frente. Empreender muda vidas e pode mudar a sua.

*O artigo acima é de total responsabilidade da autora.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *