0

O “Dia Lilás” é realizado para lembrar as reivindicações das mulheres e conscientizar a população sobre a importância da participação feminina na política.
A cor lilás representa um símbolo dos movimentos feministas, pois remete à tonalidade dos fios dos teares presentes na primeira greve de mulheres da história, ocorrida no dia 08 de março de 1857.
Nesta data, 129 operárias de uma fábrica de tecidos paralisaram seus trabalhos para reivindicar salários iguais aos dos homens e redução da jornada de trabalho, que na época chegava a 16 horas diárias. A polícia interferiu, trancou as portas da fábrica e a incendiou. Todas as operárias morreram carbonizadas. O fato entrou para a história como o início da luta pelos direitos das mulheres. 
A manifestação começou com uma concentração na Escadinha do Cais do Porto, no Boulevard Castilho França, e seguiu pela Av. Presidente Vargas, até a Praça da República. A governadora Ana Júlia Carepa falou às mulheres em frente à sede dos Correios. 
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Dido & Aeneas

Anterior

Beleza marajoara

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *