Não houve o célebre círio fluvial de Oriximiná no rio Trombetas este ano, por causa da pandemia, mas a imagem de Santo Antônio flanou pelas águas, levada pela comunidade de várzea do Rio Cachoeiry, que celebrou o verão depois da…

Aprender mais sobre as boas práticas Lixo Zero e como aplicá-las no dia a dia, repensando hábitos de consumo e inspirando a população a enxergar os seus resíduos com dignidade é o que propõe a programação que acontecerá entre os…

Aprovado à unanimidade pela Assembleia Legislativa, o projeto de lei nº 245/2021, de autoria do Poder Executivo, dispondo sobre a denominação do Arquivo Público do Estado do Pará, em homenagem ao jurista e professor paraense Zeno Augusto de Bastos Veloso,…

Ontem duas famílias viveram momentos de terror, vítimas de assalto à mão armada por volta das 13 horas, durante passeio no Parque do Utinga, um dos lugares mais lindos de Belém e importante equipamento turístico parauara. Trata-se do oitavo roubo…

Denúncias e debates no seminário eleitoral

Foto: Carolayne Franco
A curtíssima duração da campanha eleitoral, a impossibilidade de doações por pessoas jurídicas e o teto de gastos fixado pela Justiça Eleitoral, entre outras inovações, foram debatidas durante o Seminário Ética na Política, promovido pela Comissão Justiça e Paz da CNBB Norte 2 (Pará e Amapá), em parceria com o Ministério Público Federal e o Tribunal Regional Eleitoral – TRE/PA, hoje de manhã, no auditório da CNBB, em Belém. O procurador regional eleitoral do MPF, Bruno Valente, explanou sobre a legislação e o processo eleitoral e tirou as dúvidas de eleitores, assessores, cabos eleitorais e candidatos. 

Teve gente que denunciou a oferta de consultas médicas acompanhadas do “santinho” do candidato, churrascos com vários bois abatidos para animar festas no interior, promovidas pelos candidatos, além dos altos decibéis dos carros-som, bem acima do permitido pela lei eleitoral. No tema do teto de gastos de campanha, os espertinhos se deram mal: para fixar o limite, a Justiça Eleitoral tomou por base 75% do declarado oficialmente pelos candidatos nas prestações de contas anteriores, infinitamente inferior aos milhões realmente gastos. Bem feito! 

Unanimidade no auditório, a cassação de Wlad, o deputado dos confetes, teve coro pela manutenção pelo TSE. A candidatura da Senhorita Andreza, pelo PCdoB de Belém, foi bola dividida. Personagens polêmicos à parte, o procurador regional eleitoral advertiu: “os políticos que comprarem votos e usarem a máquina administrativa terão seus registros, diplomas ou mandatos cassados e terão que pagar multas”.

Neste período eleitoral, a exemplo dos anteriores, funcionará o Disque-Denúncia, através de um número telefônico com ligações gratuitas, para o qual as pessoas poderão ligar e denunciar irregulares cometidas pelos candidatos. O serviço irá funcionar na CNBB Norte 2. O Pará é o único Estado da Federação que dispõe da parceria. “Contaremos com o apoio dos voluntários para que as denúncias sejam colhidas e averiguadas pelo MP, que tomará as medidas cabíveis”, explicou a coordenadora da Comissão Justiça e Paz, Irmã Henriqueta Cavalcante. Já nesta sexta-feira, os voluntários  inscritos e selecionados serão qualificados por técnicos do TRE-PA para utilização do sistema Pardal. 

Participaram do Seminário agentes de pastoral, líderes comunitários, sindicalistas, políticos e pessoas interessadas em conhecer mais sobre o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, uma rede formada por entidades da sociedade civil, organizações sociais e religiosas, que realiza trabalho voluntário e educativo. A presidente do Sindicato dos Jornalistas do Pará, Roberta Vilanova, manifestou apoio e anunciou que o Sinjor-PA vai contribuir divulgando a cartilha educativa sobre os direitos de cidadania e outros materiais do movimento, além da participação nos eventos. O deputado Raimundo Santos, ouvidor da Alepa, representou o Poder Legislativo e, em nome do presidente da Casa, deputado Márcio Miranda, apoiou a iniciativa, exortando a sociedade assumir o protagonismo, fazer o controle, fiscalizar os eleitos e os candidatos e acompanhar o desempenho dos mandatos.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *