0

Nesta terça-feira (5), às 10h, o governador Helder Barbalho assina o decreto que cria a 28ª Unidade de Conservação do Pará: a Estação Ecológica (Esec) Mamuru, situada entre os municípios de Aveiro e Juruti, na região Oeste do Pará. 

Com 126 mil hectares,  a nova Unidade de Conservação deverá favorecer um mosaico de áreas protegidas, de modo a preservar a floresta e os recursos hídricos existentes para que se processe o desenvolvimento natural da flora e fauna, dando condições a pesquisadores para realizarem estudos, visando o conhecimento e perpetuação das espécies existentes nesse ecossistema, assim como colaboração mútua na proteção efetiva dessas áreas e na garantia da proteção dos povos indígenas e de sua cultura, além da biodiversidade.  

A partir de agora, a UC contará com ações efetivas do Estado voltadas ao monitoramento, fiscalização e manejo adequado. Além disso, serão promovidas atividades de educação ambiental e conscientização da população local sobre a importância da Esec.

Para que o território pudesse ser elevado à categoria de área protegida, a equipe do Ideflor-Bio realizou diversos estudos técnicos e consulta pública que permitiram identificar a localização, a dimensão e os limites mais adequados para a UC. A realização desses processos de forma prévia possibilita que a sociedade participe ativamente do processo, oferecendo subsídios para o aprimoramento da proposta.

Anta devolvida ao habitat natural em Novo Progresso

Anterior

Boi pula de navio e atropela portuário em Vila do Conde

Próximo

Vocë pode gostar

Mais de Notícias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *