0

A maior manifestação cultural de artesanato em miriti do Pará começa nesta sexta-feira, dia 10, e continua durante o sábado, 11, e domingo, 12 de maio, na Praça da Bandeira, localizada no bairro do Algodoal, em Abaetetuba (PA). Cerca de 40 estandes vão expor e vender o lindo artesanato, tradição passada de pais para filhos há séculos. Além disso, a praça de alimentação com 35 barracas de comidas oferecerá variedade de produtos e conforto aos visitantes. Na última sexta-feira (3), a prefeita de Abaeté, Francineti Carvalho, marcou com um coquetel o lançamento da 20ª edição do Miriti Fest. O evento contou com a presença de artesãos e participação do Sebrae, apoiador do festival.

O Miriti Fest 2024 é um momento muito especial para a população de Abaetetuba e de todo o Pará. É fruto de meses de trabalho de todo o secretariado, principalmente da Secretaria Municipal de Cultura, que planeja e organiza a programação, ouvindo os artesãos que fazem o festival acontecer.

Este ano o festival celebra “20 anos de orgulho e tradição” e se consolida como potência de talentos e arte. Não à toa, Abaetetuba detém o título de “Capital Mundial do Brinquedo de Miriti”. Com o reconhecimento e aumento da visibilidade, surgem diversas oportunidades para o fomento e desenvolvimento da economia criativa.

Recentemente, a Prefeitura de Abaetetuba, em parceria com o Sebrae, promoveu a palestra “As oportunidades com a COP 30”, comandada por Renato Coelho, gerente da Unidade de Negócios de Impacto do Sebrae. A intenção da prefeita é fortalecer o desenvolvimento dos pequenos negócios e transformá-los em protagonistas no ramo dos negócios sustentáveis, no Brasil. O trabalho dos nossos artesãos é muito valioso para a manutenção da cultura e da geração de renda, e o fundamento do Miriti Fest é estimular a economia criativa, a partir dos produtos feitos pelas mãos talentosas dos nossos munícipes”, comenta a prefeita Francineti Carvalho.

Seu Raimundo Peixoto, carinhosamente apelidado “Mestre Diabinho”, participa de todos os festivais. A artesã Dorielma Cardoso já comercializa seus brinquedos de miriti para outros países, além de participar de festivais culturais por todo o Brasil. “Hoje é uma grande riqueza para nós, estamos com tanto carinho, trabalhando dia e noite, é o nosso custo de vida, a nossa renda mensal. O Miriti Fest é o nosso carro-chefe para a venda do nosso brinquedo, apesar de que a gente já vende para fora do Brasil, para Universidades, mas o Festival do Miriti de Abaetetuba é um evento mais esperado por nós”, declara.

Quatro candidatas concorrerão ao posto de Madrinha Miriti Fest 2024: Anny Siqueira, Antônia de Miranda, Gisele Alves e Ivana Lima, representantes das Associações de Artesãos de Miriti de Abaetetuba.

O grande amor

Anterior

Novidades na programação do Cine Líbero Luxardo

Próximo

Vocë pode gostar

Mais de Notícias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *