0

Como em todos os anos, na quinta-feira, dia 6 de outubro, às 7h da manhã os servidores da Assembleia Legislativa do Pará sairão em procissão pelas ruas da Cidade Velha. É uma das romarias mais antigas do bairro, em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré. Parlamentares, familiares dos servidores, membros do clero e autoridades municipais e estaduais também participam da celebração de fé, que inclui, ainda, sessão solene no plenário da Alepa. 

Antigamente, o ponto inicial do círio da Alepa era a icônica igrejinha de São João Batista, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, localizada atrás do Fórum, na Praça do Líbano, mais conhecida como Largo de São João, uma das joias da arquitetura de Belém do Pará, construída por Antonio Landi em estilo barroco, de 1772 a 24 de junho de 1777, quando ficou pronta. Há três anos, o ponto de partida da procissão mudou para a Catedral Metropolitana de Belém. A igreja de São João Batista já estava pequena para receber tantas pessoas que acompanhavam a missa antes de iniciar a procissão. 

Até 2013, o percurso era pelas ruas Joaquim Távora, seguindo pela Dr. Malcher e Praça da Sé até o Palácio Cabanagem, sede do Legislativo estadual. Desde então, foi invertido.

A romaria é antecedida pela peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelos setores administrativos e gabinetes. O gabinete militar é o último a receber a imagem e faz o traslado até a Sé. O Círio da Alepa é coordenado pela comissão de eventos, integrada por funcionários e presidida pela diretora legislativa, Dilma Antunes.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Alepa adia sessão especial de Gerson Peres

Anterior

MPF-PA cobra multas e prisão de 23 desmatadores

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *