0

Nesta quinta-feira, dia 9, o Cine Líbero Luxardo reabre em alto estilo, com o Festival Varilux de Cinema Francês, parceria com a Aliança Francesa, apresentando uma seleção de filmes recentes e inéditos no Brasil. A sala de exibição ganhou  poltronas modernas, tratamento acústico, nova iluminação, novos pisos, forro e pintura. Agora dispõe de 102 assentos, incluindo dois destinados a Pessoas com Deficiência, e banheiro acessível. A bilheteria digital, solicitação frequente do público do espaço, também foi implementada e estará disponível desde a reabertura. A obra iniciou em 19 de janeiro deste ano e durou dez meses.

Além disso, o Líbero Luxardo conta com novo Hall Vicente Cecim, espaço para exposições temporárias sobre aspectos da história do cinema ou sobre filmes em cartaz. O espaço também servirá como local para prestar homenagens a pessoas ligadas ao cinema e ao audiovisual.

No novo Hall também haverá um setor de exposição permanente de equipamentos analógicos e digitais que fizeram parte da história e do atual acervo da Fundação Cultural do Pará, além de cartazes originais de filmes criados pelo cineasta Líbero Luxardo (1908 – 1980), sorocabano de nascimento e paraense de coração.

 A segunda etapa será entregue em janeiro de 2024 e diz respeito à modernização dos equipamentos do cinema, com a aquisição de projetores digitais a laser de última geração e sistema de som padrão dolby digital compatível. Esta etapa será viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, em parceria com a Secult, e terá investimento de mais de R$ 1 milhão.

“O Líbero é um dos poucos espaços estaduais dedicados à exibição de filmes. É crucial mantê-lo ativo. A experiência de assistir a um filme fora de casa, seja sozinho ou com amigos, ajuda a manter viva a essência do cinema, enquanto tais espaços existirem”, comenta o presidente da FCP, Thiago Miranda. 

O diferencial do Cine Líbero Luxardo é apoiar a exibição de obras produzidas por artistas independentes, oportunizando acesso a títulos que geralmente não encontram espaço nos circuitos comerciais. “Esperamos alcançar um público cada vez maior, oferecendo um ambiente mais confortável e acessível, com uma programação atraente e diversa, que faça valer a pena deixar o conforto de nossos lares”, pontua a coordenadora do cinema, Nádia Alves.

O 1º Festival de Cinema Açaí já está agendado para ainda este ano. O evento resulta de edital da FCP, focado  e destinado a premiar a produção audiovisual e promover a circulação dessas obras, proporcionando acesso gratuito às produções selecionadas.

Serviço:
Reabertura do Cine Líbero Luxardo
Festival Varilux de Cinema Francês
Data: 08 a 22/11
Horário: 19h
Local: Cine Líbero Luxardo, Térreo da FCP
Endereço: Avenida Gentil Bittencourt, 650 – Nazaré

Secult lança VI livro da Série Restauro

Anterior

Médico escapa da morte em vala na PA-112

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários