0
 



A tão esperada volta do Clube do Remo à elite do futebol brasileiro começou com uma dura dose de realidade. Na noite de quarta-feira, o Leão Azul foi derrotado por 2 a 0 pelo Vitória-BA, no Barradão, em Salvador, em jogo válido pela 1ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A de 2026. Os gols do rubro-negro baiano saíram apenas no segundo tempo, com Renato Kayzer abrindo o placar e Baralhas ampliando, descortinando as dificuldades que o time paraense encontrou longe de casa.
A escalação do Remo ainda mostrou um time que busca ter uma identidade. Com alguns atletas fora da posição de origem, o time acabou sofrendo com a desorganização defensiva e com os desajustes táticos, reflexos da falta de entrosamento e ritmo que ainda marca o grupo.


O treinador Juan Carlos Osório assumiu responsabilidade por algumas mudanças efetuadas durante o jogo, admitindo que suas substituições talvez tenham desorganizado a equipe. Em entrevista após o jogo, ele explicou que decidiu tirar jogadores com cartão amarelo – como o volante Zé Ricardo – para evitar desvantagem numérica, ainda que isso tenha alterado o equilíbrio da formação em campo.


Essa estreia também evidenciou a falta de experiência recente do Remo em competições de alta exigência como a Série A. Muitos dos atletas ainda estão se adaptando ao novo nível de disputa, e a equipe convive com limitações físicas e táticas que só serão ajustadas com mais jogos no calendário.
Além disso, o clube ainda aguarda a estreia de reforços importantes, alguns deles cumprindo suspensão ou ainda em fase de adaptação ao elenco principal. Pelo menos seis ou sete jogadores titulares ainda deverão estrear com a camisa azulina. A expectativa é que, ao longo das próximas rodadas, o técnico possa contar com mais opções e encontrar melhores combinações para fortalecer tanto o setor defensivo quanto o ofensivo.


Com a derrota, o Remo volta agora suas atenções para os próximos desafios do Brasileirão: a partida em casa contra o Mirassol e, logo depois, um confronto fora diante do Atlético Mineiro. Nessas duas rodadas seguintes, será essencial que o time paraense mostre evolução e resiliência, transformando a amarga estreia em aprendizado para a longa caminhada que é a Série A.


No fim das contas, mais do que o resultado e a frustração da derrota, o retorno do Remo à elite nos lembra que o futebol é feito de ciclos, e que cada tropeço pode ser uma lição valiosa. Em uma competição em pontos corridos, todas as partidas são decisivas.

Foto: vista aérea do Barradão (Salvador-BA), por Rodolfo Marques



* O conteúdo do artigo reflete a opinião pessoal da/o colunista

Escola Sesi de Inovação atenderá mais de 500 estudantes em Bragança

Previous article

TRT8 lembrou Ir. Henriqueta no Dia de Combate ao Trabalho Escravo

Next article

You may also like

Comments