0
Os 2,4 milhões de titulares de unidades consumidoras no  Pará podem tratar de preparar os bolsos porque a conta de luz elétrica vai aumentar já este mês. A Aneel aprovou hoje os novos índices do reajuste anual da Celpa. Para os consumidores residenciais (classe B1) o índice é de 7,55 %, aplicado a partir de 7 de agosto de 2016. Por classe de tensão, ficaram assim: alta tensão (indústrias) 7,38 %; baixa tensão 7,61 %; média (baixa e alta tensão) 7,55 %.

Ao calcular o reajuste, a Agência diz que considera a variação de custos que a empresa concessionária teve no decorrer do período de referência. A fórmula de cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição e outros como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e setoriais. O reajuste anual e a revisão tarifária estão previstos nos contratos de concessão e os índices homologados pela Aneel são os limites a serem praticados pelas distribuidoras. 
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

O esplendoroso lago Maicá em Santarém do Pará

Anterior

Passagem de Comando na 8ª RM

Próximo

Você pode gostar

Comentários