0
 

A Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), realiza nesta quinta-feira, 27 de março, das 9h às 12h, uma formação específica voltada ao atendimento humanitário de migrantes e refugiados para servidores da Funpapa. O treinamento será ministrado por técnicos da ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) e do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) no auditório D200 da Universidade da Amazônia (UNAMA), campus Alcindo Cacela.

A parceria estratégica responde à necessidade urgente de qualificar os gestores das unidades de assistência social, que têm atuado como porta de entrada para a população migrante e refugiada na capital parauara. A cidade, que já recebe um fluxo migratório significativo, deve ter esse número ampliado com a aproximação da COP-30, evento climático internacional que será realizado em novembro de 2025, e deve reunir milhares de representantes de todo o mundo em Belém.

A formação oferecida nesta quinta-feira busca preparar os servidores da Funpapa para lidar com demandas específicas da população em situação de deslocamento forçado, como barreiras linguísticas, acesso a direitos básicos, acolhimento culturalmente sensível e vulnerabilidades agravadas por experiências de violência, pobreza ou perseguição.

Segundo a organização do evento, o objetivo é garantir que os profissionais da assistência social atuem com preparo técnico e empatia, oferecendo um serviço que respeite os princípios de direitos humanos, dignidade e integração social.

Foto: ACNUR / Benjamin Mast

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

Bolsonaro é réu por tentativa de golpe

Anterior

Incrições no Pé-de-Meia Licenciaturas do MEC vão até 30 de março

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários