0

O ‘Trilhas da Vila, Ponte de Saberes’, projeto de extensão da Universidade do Estado do Pará, é um dos indicados ao Prêmio Betinho – Atitude Cidadã, promovido pelo Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida. Desde 2007, promove ações socioeducativas voltadas aos moradores da Vila da Barca, comunidade pobre da periferia de Belém do Pará que vive à beira da Baía do Guajará, em área de pântano e estivas de madeira.

A iniciativa é no sentido da inclusão social de crianças e adolescentes da região para que sejam capazes de interpretar a realidade que os rodeia de maneira crítica, através do estímulo às suas potencialidades e de acordo com seus saberes e conhecimentos. Quarenta crianças e adolescentes na faixa de 6 a 14 anos são atendidas através de palestras educativas, oficinas pedagógicas e de musicalização, com aulas de flauta e apreciação musical a partir das histórias amazônicas, além de um coral.

O projeto faz parte do Grupo de Práticas Educativas em Saúde e Cuidado na Amazônia, vinculado ao Centro de Ciências Sociais e Educação da Uepa. O ‘Trilhas’ também integra as ‘Boas Práticas’ do Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

As ações acontecem às quartas-feiras, de 14 às 17h, na Escola Estadual Vera Simplício, parte do complexo educacional da Uepa, e envolve voluntários, professores-colaboradores e dez bolsistas dos cursos de Pedagogia, Música, Fisioterapia, Engenharia Ambiental e Matemática.

Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.
Para votar nele, clique aqui.
Para conhecer todos os indicados ao Prêmio em 2011, clique aqui.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Abrajet, do IHGP e do IHGTap, editora do portal Uruá-Tapera.

Terra do Meio convida

Anterior

Engenho do Murucutu

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *