Três grupamentos táticos da PM sediados em Xinguara, Redenção e Conceição do Araguaia seguiram para São Félix do Xingu, onde duas agências bancárias e um centro lotérico foram assaltados hoje, por volta das 14h, por uma quadrilha armada de fuzis e metralhadoras. De Belém, seguiu para o local um helicóptero com policiais da Companhia de Operações Especiais (COE).
Cada grupamento é formado por oito homens treinados para operações de cerco aerotático. O assalto durou cerca de uma hora e os bandidos estão em fuga. Segundo informações do Sistema Integrado de Segurança Pública, o bando era formado por cerca de dez homens e o líder tem sotaque nordestino e olhos claros. Durante o assalto todos os bandidos usavam roupas camufladas e toucas do tipo ninja. O armamento incluía três fuzis de uso exclusivo das Forças Armadas, escopetas e pistolas automáticas. Houve intenso tiroteio na cidade, mas não há registros de mortes. As pessoas tomadas como reféns no momento do assalto já foram liberadas.
Não se tem notícias ainda sobre o montante levado pelos assaltantes. Os grupamentos táticos e militares do batalhão de São Félix estão fazendo cercos às possíveis rotas de fuga. A comunicação entre os policiais da operação e o Comando da PM está sendo feita através de sistema de radiocomunicação. Um dos carros usados na fuga foi queimado na localidade conhecida como Carapanã.