Nem bem foi inaugurado, e ainda faltando a instalação dos bancos e finalização, o calçadão da Avenida Beira-Mar, em Salinópolis, sofreu diversas avarias. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras acionou a empresa responsável pela obra, que está executando ações…

A expectativa era grande em relação à ida do governador Helder Barbalho à Assembleia Legislativa para a leitura da Mensagem na instalação da 61ª Legislatura. Funcionou como uma espécie de termômetro da Casa, que abriga novos deputados na oposição, e…

Foram empossados hoje na Assembleia Legislativa do Pará os 41 deputados estaduais eleitos para a 61ª Legislatura (2023-2027). Em seguida houve eleição para a Presidência e a Mesa Diretora, em chapa única, tendo sido reeleito praticamente à unanimidade – por…

O governador Helder Barbalho está soltando a conta-gotas os nomes dos escolhidos para compor o primeiro escalão de seu segundo governo. Nesta quarta-feira será a posse dos deputados estaduais e federais e dos senadores, e a eleição para a Mesa…

As dinastias na política brasuca


O site Congresso em Foco fez interessante levantamento sobre os políticos brasileiros e as verdadeiras dinastias que criaram. 

Descendente de José Bonifácio de Andrada, o Patriarca da Independência, o deputado federal Bonifácio de Andrada está em seu décimo mandato. É expoente da quinta geração de seu clã, cuja trajetória parlamentar remonta a 1821, ainda nas Cortes Portuguesas, em Lisboa, lá se vão 196 anos, e inclui 15 deputados e senadores, quatro presidentes da Câmara, oito ministros de Estado e dois ministros do STF, além de governadores, prefeitos e vereadores. Aos 87 anos de idade, o parlamentar tucano de Minas Gerais prepara um filho e um neto para sucedê-lo. E justifica: “É o DNA que empurraram pra cima da gente e a psicologia do cenário. Tal como o filho de carpinteiro tem mais habilidade para mexer com serrote e martelo, o filho de político também tem para a vida pública”.

Pois é. Mas  no PT, o deputado Nilto Tatto (SP) tem quatro irmãos políticos: dois são vereadores em São Paulo, um é deputado estadual e outro foi deputado federal. E a família é de pequenos agricultores do Paraná. 

Já Acir Gurgacz (PDT-RO) e Ivo Cassol (PP-RO) têm os respectivos pais como suplentes; Eduardo Braga (PMDB-AM) pôs a mulher e Edison Lobão (PMDB-MA) o filho. Todos já provaram o gostinho de ser senador. 

O levantamento revela que seis em cada dez congressistas têm parentes na política. Para acessar o conteúdo completo da publicação, cliquem aqui.

E vocês, o que acham desse DNA? Cartas para a redação!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *