0
 

No dia 12 de abril, em Icoaraci, na igreja Batista da Agulha, o projeto Compaixão, coordenado por Picanço di Araújo, abraçando a causa humanitária da Ong Amigos Voluntários do Pará, dirigida por Olinda Guedes, realiza uma ação social destinada a arrecadar doações de cabelos. O material doado será utilizado para a confecção de perucas para as vítimas de escalpelamento em acidentes com motor de barco.

As perucas são de extrema importância para o resgate da identidade, da saúde e autoestima dessas mulheres. E sensibilizar as pessoas para esse gesto estimula outras a também abraçarem a causa, que deve ser de todos.

Olinda Guedes criou a Ong há seis anos pensando em educar e proteger vidas ribeirinhas e ela faz parte da Comissão Estadual de Erradicação dos Acidentes de Motor com vítimas por escalpelamento. A Comissão é coordenada pela Sespa e conta com outros órgãos parceiros, inclusive a Marinha, todos lutando para erradicar essa situação nos rios do Pará.

O escalpelamento acontece quando os cabelos compridos se enrolam no eixo do motor exposto dos barcos, levando ao arrancamento brusco do couro cabeludo e até de algumas áreas do rosto. As sequelas são muito dolorosas. Esse acidente gravíssimo pode ser evitado, basta que o eixo do motor e as partes móveis da embarcação estejam devidamente protegidos, conforme determinam as Leis 11.970/09 e 9.537/97. A Marinha do Brasil oferece e instala proteção gratuitamente nos motores. Além disso, manter os cabelos totalmente presos em forma de coque do tipo pitó, e cobertos, de preferência, com boné ou chapéu, também ajudam a prevenir o acidente.

Quando o escalpelamento é total, essas meninas nunca mais vão ter cabelo. A única forma de fazer um tratamento estético é através das perucas. Elas dependem da solidariedade e da empatia das pessoas.

A Fundação Santa Casa é referência no atendimento às vítimas do acidente de escalpelamento com motores de barcos, desde 2005. O Espaço Acolher cuida das vítimas em tratamento ambulatorial, quando elas não têm apoio familiar em Belém. Oferece Serviço Social, de Psicologia, uma equipe administrativa da Santa Casa e uma de educadores da Secretaria de Educação do Pará e da Universidade do Estado do Pará, a Uepa em regime de convênio com o programa ‘Classe Hospitalar’. As doações de cabelos também podem ser feitas direto no setor de Serviço Social da Santa Casa, na Av. Alcindo Cacela, 555, esquina com a Rua Diogo Moia, em Belém. O telefone para contato é o (91) 3237-9460.

Confira no card o endereço da ação em Icoaraci.

Projeto Marajó Resiliente mapeou crescimento sustentável de negócios comunitários

Anterior

Preparação gratuita para o Encceja

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários