Em setembro de 2025 Belém vai receber o “Amazônia Para Sempre”, evento articulado pelo Governo do Pará, com show internacional em palco flutuante no rio Guamá e edital com R$ 2 milhões para iniciativas em defesa da floresta, envolvendo os festivais de música Rock In Rio e The Town, e apoio da Rede Brasil do Pacto Global. O anúncio oficial foi feito neste sábado (21), no Rock In Rio, pelo governador Helder Barbalho e pela vice-presidente da Rock World, empresa idealizadora dos dois grandes festivais de música, Roberta Medina, além do vice-presidente Executivo de Assuntos Corporativos e Institucionais da Vale, Alexandre S. D’Ambrosio, e o representante do Pacto Global da ONU, Carlo Pereira, que participou por videoconferência direto de Nova Iorque (EUA).
Helder Barbalho afirmou que acredita na potência da música, do entretenimento e da arte como ferramentas de reflexão e transformação da sociedade. “Que as pessoas possam participar da construção desse momento que nós estamos vivendo. Essa é a COP do Brasil, é a COP da floresta, é a da Amazônia. E é a grande oportunidade que temos de deixar um legado, para que as próximas gerações possam viver de forma harmoniosa, cuidando da floresta, mas lembrando que para cuidar da floresta nós temos que cuidar das pessoas”.
“Esse tema é muito importante, e a gente então foca na Amazônia, como esse bioma é tão fundamental, tão importante para a saúde de cada um de nós, para a saúde do Brasil, para a saúde do mundo. E a gente lança então o Projeto Amazônia Live. Quando criado, o Rock in Rio foi uma iniciativa de um publicitário apaixonado pelo Rio, que queria dar voz à juventude. Tudo o que a gente faz é no sentido de colocar luz em temas importantes. Fazer um mundo melhor está dentro das iniciativas de fazer um festival com o menor impacto ambiental e social possível”, declarou Roberta Medina.
Juntos, The Town e Rock in Rio vão realizar, com patrocínio principal da empresa Vale, o evento Amazônia para Sempre, protagonizado por um artista internacional, ainda a ser anunciado. De acordo com os organizadores, além do show que será realizado no coração da floresta, a cidade de Belém receberá no mesmo dia um espetáculo aberto, gratuito e com artistas regionais e nacionais, cujos nomes ainda serão divulgados, junto com o local em que será realizado.
O governo do Pará justifica a iniciativa pela necessidade de unir as pessoas em torno de uma agenda global única, em prol de um mundo mais sustentável, reforçando a importância da atuação efetiva nos desafios das mudanças climáticas, que envolvem aquecimento global, eventos climáticos extremos, transição energética, mercado de carbono e ameaças à biodiversidade e à vida humana.
Comentários