Publicado em: 20 de maio de 2025
Laura Avelar, Liz Santos, Deize Gurjão, Maria Luiza Santos, Ana Beatriz Soares e Beatriz Gonçalves, todas do 5º semestre do curso de Moda da Universidade da Amazônia (UNAMA), sob orientação da professora Lara Dahas, fizeram história nas passarelas do maior evento de moda universitária da América Latina. Com a coleção autoral “Human.exe”, a equipe conquistou o segundo lugar na 26ª edição do Dragão Fashion Brasil (DFB), realizado em Fortaleza, entre os dias 14 e 17 de maio.
O DFB é uma vitrine consagrada da moda autoral e criativa, reunindo anualmente os mais promissores nomes do segmento em uma disputa marcada por inovação, técnica e identidade cultural. Neste ano, o tema central foi “Inteligência Artificial versus Inteligência Autoral”, desafiando os participantes a refletirem sobre os impactos da tecnologia nas expressões humanas e artísticas. Entre as instituições selecionadas, apenas a UNAMA representou a região e, de quebra, subiu ao pódio.
A coleção “Human.exe” foi desenvolvida pelas estudantes em cinco meses de intenso trabalho no Laboratório de Moda da universidade. Elas criaram oito looks autorais que exploram a relação entre o humano e o digital, com peças conceituais que aliam estética contemporânea e crítica social.
A coordenadora do curso de Moda da UNAMA, Felícia Maia, comemorou o reconhecimento. “Estamos muito orgulhosos da dedicação de nossas alunas. Elas foram guerreiras e corajosas em assumir esse trabalho árduo na produção de uma coleção totalmente autoral. O título de vice-campeão demonstra a força da Moda e da Educação na Amazônia, que tem preparado profissionais competentes para o mercado”.
A emoção também foi partilhada por quem viu o próprio trabalho desfilar na passarela. “Ver nossa coleção na passarela foi uma sensação única. O desfile é resultado de muito esforço, tempo, dedicação. Foi gratificante”, contou Ana Beatriz Soares.
Já Liz Santos ressaltou o valor da experiência como um divisor de águas: “É muito emocionante estar entre os melhores e conquistar o segundo lugar no Dragão Fashion Brasil. A experiência foi muito intensa, desafiadora e transformadora. Conhecemos pessoas incríveis, trocamos vivências e nos deparamos com a potência da moda no Brasil. Concorrer com grandes talentos e ser reconhecida nesse meio nos dá fôlego para continuar a persistir nos nossos sonhos”.
Comentários