0

Será nesta segunda-feira, 19, às 17h, o lançamento do livro “Os sete saberes necessários à educação sobre mudanças climáticas”, do professor doutor em Sociologia Alfredo Pena-Vega, no Palacete Bolonha, em Belém do Pará. No dia seguinte às 9h visitará a Fundação Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira e das 15h às 17h30 participa de roda de conversa com professores e pesquisadores da Universidade da Amazônia – UNAMA sobre a Teoria da Modernidade e a Educação de Jovens no Contexto da Crise Climática, no auditório David Mufarrej.

Preenchendo a necessidade urgente de reflexões acerca dos efeitos das alterações climáticas, o livro de Alfredo mostra que a realidade exige desenvolvimentos em múltiplas escalas.

No ensaio, o autor decifra a paisagem cognitiva e antropológica das alterações climáticas com base nos princípios fundamentais propostos pelo sociólogo e antropólogo Edgar Morin em “Os sete saberes necessários à educação do futuro”. Morin é um dos últimos grandes intelectuais da época de ouro do pensamento francês do século XX, autor de mais de 60 livros nas áreas de Educação, Psicologia, Filosofia e Sociologia.

Alfredo Pena-Veja é professor pesquisador em Socioecologia em Instituto de Antropologia Política (IAP) – Centro Edgar Morin – CNRS/EHESS; leciona “Incerteza e seus riscos” na Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais (EHESS) na Universidade de Nantes, no Campus Caen do Instituto de Estudos Políticos de Paris (Science Po), e na Escola Superior de Engenharia de Poitiers, na França. Atualmente, é diretor científico do projeto de pesquisa e ação internacional “O Pacto da Juventude Global pelo Clima” (GYCP), nomeado pelo congressista El Sheikh, durante a COP27, em 2022, projeto ligado à ONU.

Docentes da UNAMA em revista internacional

Anterior

O lobby pelo Ministério do Turismo

Próximo

Vocë pode gostar

Mais de Notícias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *