O juiz Jonatas dos Santos Andrade renunciou à presidência da Amatra 8 – Associação dos Magistrados Trabalhistas da 8ª Região e vai assumir o cargo de Juiz Auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça, a convite da ministra Rosa…

Quando todos apostavam em uma radicalização que causasse esgarçamento das relações empresariais na cúpula das indústrias instaladas no Pará, a diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Pará, liderada por José Conrado Santos e José Maria Mendonça, deu uma…

Os botânicos Fúvio Oliveira e Rafael Gomes, doutorandos do Programa de Pós-graduação em Botânica Tropical do Museu Paraense Emílio Goeldi e Universidade Federal Rural da Amazônia, concorreram com 86 jovens cientistas do mundo inteiro e estão entre os 23 contemplados…

Na próxima terça-feira, dia 16, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Chicão, deverá incluir na pauta do plenário a apreciação do Processo nº 7/2022, encaminhado pelo Tribunal de Contas do Estado, tratando da prestação de contas do Governo do Pará…

Alepa leva formação ao sul do Pará

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Chicão, levou para a região Sul do Pará, através do polo em Redenção, o programa Forma Alepa/Elepa, da Escola do Legislativo da Alepa, do qual participaram servidores públicos municipais, prefeitos e vereadores. A programação de cursos começou na manhã da quinta-feira, 19, e termina neste sábado, 21. Foram abordados temas da maior importância para a eficiência e transparência da gestão pública: Licitação e Contratos; Técnicas e Processos Legislativos; e Comunicação no Setor Público.

Os deputados Alex Santiago, presidente da Comissão de Educação, e Raimundo Santos, Ouvidor-Geral da Alepa, participaram do evento e reforçaram que o conhecimento é algo que ninguém perde, assim como os prefeito de Conceição do Araguaia, Jair Martins, que preside a Associação dos Municípios do Araguaia-Tocantins (AMAT Carajás) e também é dirigente da Federação dos Municípios do Pará; o vice-prefeito de Redenção, Karlos Wonney (o prefeito estava em Belém atrás de recursos); a prefeita de Rio Maria, Márcia Ferreira; e o prefeito de Água Azul do Norte, Vandin Martins Ribeiro, além de vereadores de toda a região.

A Escola do Legislativo é dirigida pela professora doutora Betânia Fidalgo Arroyo, que também é a Reitora da Unama, diretora regional do Grupo SER, preside o Conselho Estadual de Educação do Pará e é membro da Academia Paraense de Letras, a nona mulher a assumir uma cadeira na APL, em 121 anos de existência do Silogeu. Dona de brilhante curriculum, respeitada e admirada, ela é autora dos livros “Representações sociais da figura feminina na gestão educacional”, “Nem eu nem vocês, nós” e “Os processos de ensino e aprendizagem na Região Amazônica” e começou a trabalhar com comunidades carentes aos 18 anos, em Belém. Os demais palestrantes foram o advogado Augusto Gamboa, procurador de carreira da Alepa, que já exerceu os cargos de Procurador-Geral e Secretário Legislativo, e Alda Dantas, chefe da Assessoria de Imprensa e Divulgação da Alepa.

Durante a solenidade de abertura, foi assinado Acordo de Cooperação Técnica entre a Assembleia Legislativa do Estado do Pará, através da Escola do Legislativo, e as Câmaras Municipais da região. O objeto é a implantação e execução do Programa de Formação Continuada e Modernização do Poder Legislativo, destinado a estabelecer e regular a implementação das ações educativas da Alepa. O programa estimula e promove as funções constitucionais do Poder Legislativo, cuja execução depende do esforço e interesse de cada participante.

 O foco principal é fortalecer a gestão pública, em especial o poder legislativo municipal, de modo que cumpra seu papel de trabalhar pela qualidade de vida da população, tendo por norte que sem educação jamais haverá avanço social, salientou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Chicão. O Forma Alepa/Elepa Itinerante na região do Araguaia, em Redenção, contempla 15 municípios: Redenção, Santa Maria das Barreiras, Cumaru do Norte, Conceição do Araguaia, Santana do Araguaia, Pau D’Arco, Floresta do Araguaia, Bannach, Rio Maria, Ourilândia do Norte, Sapucaia, Água Azul do Norte, Tucumã, São Félix do Xingu e Xinguara.

Gabriel Salomão, presidente da Câmara Municipal de Redenção, de apenas 19 anos, foi o anfitrião do evento e, na tribuna, enfatizou a força da juventude para a necessária transformação social e a enorme importância da educação ser prioridade da gestão do deputado Chicão na Alepa.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *