Aprovado à unanimidade pela Assembleia Legislativa, o projeto de lei nº 245/2021, de autoria do Poder Executivo, dispondo sobre a denominação do Arquivo Público do Estado do Pará, em homenagem ao jurista e professor paraense Zeno Augusto de Bastos Veloso,…

Ontem duas famílias viveram momentos de terror, vítimas de assalto à mão armada por volta das 13 horas, durante passeio no Parque do Utinga, um dos lugares mais lindos de Belém e importante equipamento turístico parauara. Trata-se do oitavo roubo…

Em iniciativa inédita, o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro celebra os percursos individuais e coletivos que construíram as políticas de salvaguarda do patrimônio cultural no Brasil, lançando a obra “Em Defesa do Patrimônio Cultural”, organizado por…

Neste sábado, 16, postos de saúde ficarão abertos para a vacinação com foco em menores de 15 anos. Em Belém, 11 unidades vão funcionar das 8h às 14h. A campanha da Multivacinação iniciou no dia 04 de outubro e segue…

Alepa celebra 24º Círio

Com o tradicional traslado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré da Catedral Metropolitana de Belém, após missa solene celebrada pelo padre João Paulo Dantas, em procissão com a berlinda até o hall de entrada do Palácio Cabanagem, servidores e deputados estaduais celebraram o 24º Círio da Assembleia Legislativa do Pará.

Às 10 horas, a imagem peregrina da santa padroeira dos paraenses foi recebida com honras de chefe de Estado pelo chefe da Casa Militar da Alepa, Coronel Guaracy Paranhos, e demais policiais militares, em trajes de gala, e conduzida ao plenário Newton Miranda pelas deputadas Cilene Couto, Nilse Pinheiro e Diana Belo, deputado Thiago Araújo e pelo presidente da Alepa, deputado Chicão, que falou da intensidade e significado do momento: “Hoje tive, pela primeira vez, a oportunidade de conduzir a imagem da Mãe de Jesus em sua visita pela Alepa, e presidir a sessão solene de outorga da Comenda Legislativa Mérito de Nossa Senhora de Nazaré. Como não se emocionar? Foi lindo ver tanta fé e devoção dos nossos servidores pela padroeira da Amazônia. O momento é festivo e envolve fé e alegria. Espero que tenhamos dias melhores. Vamos superar esta pandemia, foram muitas vidas perdidas, lamentamos muito e manifestamos nossa solidariedade a cada família que perdeu um ente querido, e rogamos a Deus e a Nossa Senhora de Nazaré que nos dê proteção. Um feliz Círio aos servidores desta Casa e a todos os paraenses!”. 

Durante a cerimônia, vinte e sete personalidades foram agraciadas com a Comenda Legislativa Mérito Nossa Senhora de Nazaré. A solenidade foi transmitida ao vivo pelas TV e Rádio Web Alepa, também via Portal Alepa e, ainda, através do canal de TV aberta 8.2 para toda a Região Metropolitana de Belém.

Uma tocante homenagem post mortem foi ao jornalista, escritor, pesquisador e professor João Carlos Pereira, vítima de covid-19 em 2020, um devoto apaixonado de Nossa Senhora de Nazaré e ardoroso comentarista durante décadas durante o Círio, além de especialista na maior manifestação de fé mariana no mundo, com várias publicações no tema. Beatriz Pereira, filha de João Carlos Pereira, representou a família na sessão solene, e nos agradecimentos salientou: “Desde que me entendo por gente, acompanhei meu pai nas festividades do Círio, assim como em suas pesquisas e idas ao jornal. Receber esta comenda é resultado de amor e devoção, tudo que ele fazia era com amor. “Esta comenda é mais do que uma imagem, tem muita coisa envolvida, quem conheceu meu pai sabe do que estou falando”, disse, emocionada.,

Padre Francisco Maria Cavalcante, da Basílica Santuário de Nazaré, foi um dos homenageados e, antes da bênção final, pontuou que: ” O Círio na sua sua essência é expressão de fé, amor e gratidão. A sociedade belenense é anfitriã de uma das maiores festas religiosas, temos uma grande responsabilidade em relação à festa do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, e deve ser realizada da melhor maneira possível. Dai-nos a bênção, ó Mãe de Fé, Nossa Senhora de Nazaré!”.

Fotos de Balthazar Costa e de Guilherme Thorres.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *