0

Cerca de dez mil pessoas prestigiaram a inauguração da Feira do Produtor Franco de Almeida Pereira, em Oriximiná. Teve shows das bandas G7, Reflexo, quadrilha Cia. De Dança Êxtase e do cantor Wanderley Andrade, que empolgaram a multidão.

Batizada em homenagem a um agricultor de Oriximiná conhecido por ceder parte de suas terras e ajudar outros produtores do município, a Feira oferece espaço com higiene, conforto e segurança tanto para quem vende quanto para quem compra os produtos, que antes eram comercializados em baiúcas imundas na orla da cidade. “Mais um sonho, que parecia distante, se realiza. Mais um passo dado para a evolução de Oriximiná. A inauguração da Feira do Produtor Rural Franco de Almeida Pereira é a celebração da conquista dos produtores rurais de nossa terra. Também representa o conceito de vida e o legado que deixamos na geração de emprego e renda e aos empreendedores de Oriximiná. Vamos viver esse momento único e buscar novos sonhos, novas conquistas e novos avanços. Obrigado a todos os que acreditaram. A obra é parte de todos”, declarou o prefeito Delegado Fonseca.

Franco de Almeida Pereira nasceu no dia 14 de julho de 1904. Filho de Domingos Costa Pereira e Tereza Xavier Pereira, era descendente de escravos, fugidos dos senhores de Óbidos, Santarém e Alenquer, que se refugiaram às margens do Lago Iripixi, em Oriximiná. Já estabelecido no município, conforme a urbanização da cidade ia se estendendo, “seu Franco” adentrava outras terras, desbravando as matas e fazendo seus roçados. Deixou aos filhos um terreno próximo ao aeroporto, que hoje é fonte de lembranças de sua vida de agricultor, denominada Fé em Deus.

Um incêndio em sua casa de farinha levou Seu Franco a trabalhar na coleta de castanha. Nessa labuta, sofreu grave acidente quando um ouriço de castanha caiu em sua cabeça e no ombro. Conseguiu sair da mata remando e uma semana depois chegou à cidade, onde recebeu tratamento hospitalar. Franco não tinha estudos, mas com frutos do seu trabalho conseguiu formar um filho engenheiro agrônomo, uma filha professora, bacharel em história, outros que trabalharam na construção civil e os demais seguiram na agricultura.

“Por toda sua história de luta e perseverança, sempre ajudando os novos agricultores que vinham se estabelecer em Oriximiná, passando informações sobre o plantio e cedendo espaços às novas famílias, Franco de Almeida Pereira foi um exemplo para os agricultores oriximinaenses, e merece o resgate de sua história às futuras gerações, sendo homenageado com a escolha de seu nome para a feira do Produtor Rural de Oriximiná, que inauguramos neste mês de julho. Que os produtores rurais de Oriximiná sintam-se abraçados e lembrados nos feitos de Franco de Almeida Pereira, legítimo trabalhador das terras Uruá-Tapera”, salientou o prefeito Delegado Fonseca, durante seu pronunciamento na cerimônia de inauguração.

O cinema de Ozon e Fassbinder

Anterior

Acidente de trabalho sem compensação pecuniária

Próximo

Vocë pode gostar

Mais de Notícias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *