Durante as escavações para construção de um parque linear na área do canal da Av. Visconde (Doca) de Souza Franco, em Belém, foi descoberta a proa de uma embarcação metálica antiga.
O achado arqueológico foi da equipe de pesquisa da empresa contratada pela Secretaria de Estado de Obras Públicas, responsável legal pelo empreendimento.
Acionada, a equipe técnica da superintendência do Iphan no Pará foi ao local para fiscalizar, realizar os primeiros registros e orientar os trabalhadores sobre o isolamento do local, contenção e paralisação da obra próxima do bem identificado, medida essencial a fim de garantir a conservação do bem arqueológico.
Em nota oficial, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura, realça que a descoberta possibilita a reflexão acerca da história da formação urbana da cidade e como, ao longo do tempo, a sociedade mudou suas relações com os rios e igarapés que eram as vias de locomoção, antes do aterramento e asfaltamento de Belém. O local do achado já foi um importante entreposto econômico e portuário na cidade em séculos passados e se tornou um bairro comercial e habitacional, dissociado da identidade portuária.
Considerado único para a região, pois não há notícias sobre achados desse gênero em contextos de licenciamento para obras públicas no Centro Histórico de Belém.
O Iphan-PA entrou em contato com a Sedop para alinhamento de ações de conservação e tratativas para o resgate arqueológico adequado e estudo posterior do achado, além de futuras ações para sua musealização.
Comentários