Vanete Oliveira, 28 anos, mãe de cinco filhos, vive em Portel, município do arquipélago do Marajó(PA). Ela sofre há catorze anos dores atrozes além do desconforto, trauma e todo tipo de dor física e psicológica, por conta de um tumor…

As Diretorias de Combate à Corrupção e de Polícia do Interior da Polícia Civil do Pará prenderam hoje (28), no Distrito Federal, durante a Operação "Litania”, uma falsa empresária e sócios-proprietários que utilizavam empresa de fachada como instituição financeira para…

A Secretaria de Estado da Fazenda do Pará publicou extrato de dispensa de licitação para contratar a Prodepa, por R$800.427,88, a fim de desenvolver novo site da Transparência do Governo do Pará, com criação de nova arquitetura de informação, navegação…

Andar de motocicleta proporciona histórias, experiências e adrenalina. Motos oferecem facilidade de locomoção rápida e de conseguir estacionamento. Mas a liberdade é, sem dúvida, o motivo número 1 de todo motociclista. Sentir o vento, o clima, fazer parte da paisagem. Este é…

A memória de Carlos Gomes no Pará

Há 121 anos, em 16 de setembro de 1896, morria aos 60 anos o maestro e compositor Carlos Gomes em Belém do Pará, vítima de câncer na língua. A Fundação Carlos Gomes, que abriga o Instituto Estadual Carlos Gomes, que por sua vez sucedeu o Conservatório de Música da Academia das Belas Artes do Pará, depois denominado Conservatório Carlos Gomes e que é o terceiro estabelecimento de ensino da música criado no Brasil, honra o nome do homenageado, que morava onde hoje é o Edifício Guarani, na esquina da Rua Tiradentes com Quintino Bocaiúva. 

Na FCG, dirigida pelo pianista Paulo José Campos de Melo, o Coro Carlos Gomes, sob a regência da maestrina Maria Antonia Jimenez, o Núcleo de Ópera, dirigido pela cantora lírica Jena Vieira, e o Núcleo de Extensão e Pesquisa, dirigido pela pianista Ana Maria Adade, são exemplos de iniciativas que merecem todo aplauso e apoio da sociedade. Paineis Funarte, Festival Internacional de Música, Festival Música nas Américas, Projeto Música e Cidadania, a Banda Sinfônica e a Sala Ettore Bosio oferecem música da melhor qualidade e a programação é gratuita.

O maestro Antônio Carlos Gomes foi o mais importante compositor brasileiro do século XIX, o maior compositor de óperas das Américas e o primeiro brasileiro a ter obras apresentadas no Teatro Alla Scala, em Milão, na Itália. 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *