0
 

Entre os dias 4 e 8 de setembro, acontecerá no Parc des Expositions Paris Nord Villepinte, em Paris, a Maison&Objet, uma das maiores feiras internacionais de design e decoração do mundo, que contará com uma mostra brasileira, organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Entre as 31 empresas participantes, está o estúdio parauara Guá Arquitetura, único selecionado da região Norte, mesmo no ano da COP30 em que, no discurso, a Amazônia finalmente seria a vedete nacional.

A Guá Arquitetura, com sede em Belém, apresentará na feira a luminária Pássaros, da coleção Admiriti, criada em coautoria com o artesão de miriti de Abaetetuba Ivan Leal. A peça, resultado de três anos de pesquisa, usa o miriti, material tradicional amazônico leve, sustentável e de baixo impacto ambiental como protagonista. Para a edição exposta em Paris, a Guá desenvolveu uma versão especial em parceria com o mestre ceramista Levy Cardoso, da Cerâmicas Cardoso, de Icoaraci.

Para Luís Guedes e Pablo do Vale, da Guá, o design é também um instrumento de transformação social. “Admiriti é um elo entre memória e futuro: usamos design para ampliar renda e preservar saberes”, afirma Luís. Pablo complementa: “Pássaros traduz o voo das espécies amazônicas em luz, leveza e técnica refinada em miriti”.

A coleção carrega também uma dimensão educativa, ao se inspirar em aves raras da Amazônia e convidar o público a reconhecer e preservar espécies emblemáticas do bioma. Para Luís, a presença da Guá na feira é um gesto político: “Queremos mostrar o talento amazônico para o mundo e reafirmar que o design pode ser um manifesto em defesa da floresta e de seu povo. Saber que uma peça concebida no Norte do Brasil, produzida inteiramente no Pará, chega a um palco internacional nos faz acreditar que o mundo ainda tem muito a aprender ao ouvir as vozes amazônicas”.

A trajetória da Guá tem sido marcada por reconhecimento nacional e internacional. Em abril de 2025, o estúdio participou pela segunda vez da Fuorisalone, em Milão, com obras expostas na prestigiada Rossana Orlandi Gallery. A marca venceu ainda o EDIDA Brasil 2024 e o Design for a Better World Award 2024, além de figurar na lista da Casa Vogue como um dos 50 escritórios mais influentes do país.

Luís e Pablo, da Guá Arquitetura

A Maison&Objet é um dos eventos mais relevantes do calendário mundial de design e decoração. A cada edição, reúne mais de 70 mil visitantes, sendo dois terços deles revendedores em busca de novidades para seus negócios. O evento também promove instalações e painéis com grandes nomes do segmento.

Fotos: Tereza Maciel

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

Mostra Fototaxistas exibe experimentos de luz e memória

Anterior

Ufopa realiza Campanha Pré-Sairé de vacinação e triagem de ISTs

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários