Nesta terça-feira (5), às 10h, o governador Helder Barbalho assina o decreto que cria a 28ª Unidade de Conservação do Pará: a Estação Ecológica (Esec) Mamuru, situada entre os municípios de Aveiro e Juruti, na região Oeste do Pará.
Com 126 mil hectares, a nova Unidade de Conservação deverá favorecer um mosaico de áreas protegidas, de modo a preservar a floresta e os recursos hídricos existentes para que se processe o desenvolvimento natural da flora e fauna, dando condições a pesquisadores para realizarem estudos, visando o conhecimento e perpetuação das espécies existentes nesse ecossistema, assim como colaboração mútua na proteção efetiva dessas áreas e na garantia da proteção dos povos indígenas e de sua cultura, além da biodiversidade.
A partir de agora, a UC contará com ações efetivas do Estado voltadas ao monitoramento, fiscalização e manejo adequado. Além disso, serão promovidas atividades de educação ambiental e conscientização da população local sobre a importância da Esec.
Para que o território pudesse ser elevado à categoria de área protegida, a equipe do Ideflor-Bio realizou diversos estudos técnicos e consulta pública que permitiram identificar a localização, a dimensão e os limites mais adequados para a UC. A realização desses processos de forma prévia possibilita que a sociedade participe ativamente do processo, oferecendo subsídios para o aprimoramento da proposta.
Comentários