0
 

Em parceria com a Semec e a Seduc, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo está visitando escolas públicas de Belém para disseminar a campanha “Setembro Dourado”, que alerta sobre os sintomas do câncer infantojuvenil e a importância do diagnóstico precoce, que aumenta em 80% a chance de cura. Além das rodas de conversa, é distribuído material educativo com orientações sobre como proceder em caso de diagnóstico positivo. Os tipos de câncer mais recorrentes entre os cerca de 700 pacientes são leucemia e linfomas.

Dor nos ossos, febre persistente sem causa aparente, manchas roxas pelo corpo, dor de cabeça persistente por dias, emagrecimento repentino, sangramentos anormais, nódulos em ossos ou no músculo, aumento de gânglios (ínguas) que ficam endurecidos, mancha branca nos olhos são alguns dos sinais que podem sugerir um câncer na criança ou no adolescente e que indicam a necessidade de exame por um especialista.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Mineração em números

Anterior

Escândalo da Caixa em Tucuruí

Próximo

Você pode gostar

Comentários