0

A Congregação do Instituto de Ciências Médicas e o Conselho da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará celebraram hoje (9) os 106 anos da Famed em cerimônia de posse do professor doutor Cezar Augusto Muniz Caldas como novo diretor, e do professor doutor Lucas Lobato Acatauassu Nunes, vice-diretor, da Faculdade para o biênio 2025/2026. Na ocasião, foram homenageados os professores doutores aposentados Joaquim Bentes da Silva, José Ângelo Balleta Crescente, Paulo Roberto Alves de Amorim, Silvana Campos da Silva, Waltair Martins Pereira, Paulo Sérgio Barbalho Priante e Jorge Oliveira Vaz, os dois últimos também médicos do quadro da Assembleia Legislativa do Pará, por tantos anos dedicados à docência na UFPA, tendo formado gerações de médicos. O certificado de reconhecimento público foi assinado pelo professor doutor Silvestre Savino Neto, diretor-geral do ICM/UFPA, e pelo prof. Dr. Cezar Augusto Muniz Caldas, diretor da Famed.

A Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará, fundada em 9 de janeiro de 1919 por médicos paraenses liderados pelo professor doutor Camillo Salgado e assistida pela Associação Científica do Pará, foi instalada em 1º de maio do mesmo ano no Ginásio Paes de Carvalho e desde 1923 funciona no Largo de Santa Luzia (confluência da Av. Generalíssimo Deodoro, nº 1, e rua Bernal do Couto), no bairro do Umarizal, em Belém. Por muitos anos permaneceu como Faculdade livre, tendo sido federalizada pela Lei 1049/1950 e, com esta nomenclatura, em 2 de julho de 1955 foi integrada à UFPA. Com a implantação da Reforma Universitária e após a aprovação do Plano de Criação de Centros, através do Decreto nº 65.680, em 1970 recebeu o nome de Curso de Medicina. Inicialmente fez parte do Centro Biomédico e depois do Centro de Ciências da Saúde. Com a criação do ICM, em 6 de outubro de 2022, passou a integrar o novo Instituto.

Ao longo dos seus 106 anos de atuação, a Faculdade de Medicina tem formado profissionais de projeção no cenário técnico-científico e político local e regional, com destaque nacional e internacional.

Revista Moara abre chamada para dossiê sobre Benedicto Monteiro

Anterior

Cenário epidemiológico exige cuidados

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários