0

No próximo dia 22 de junho, às 19 horas, acontecerá o webinar “Amazônia sede da COP 30: O papel da comunicação pelo protagonismo amazônico”, que marca o pré-lançamento da Amazônia Vox, uma plataforma que tem como objetivo reunir profissionais que atuam na área de comunicação em órgãos públicos, coletivos, movimentos sociais, setor privado e instituições de pesquisa e ensino na Amazônia e que funcionará como um banco de fontes de conhecimento e rede de profissionais freelancers da região.

Como convidados, o webinar receberá Claudia Lemos, presidente da ABCPública; Francisco de Assis Costa, professor titular do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará; Daniel Nardin, idealizador do Amazônia Vox e presidente do Instituto Bem da Amazônia; Luisa da Silva, mentora do programa Maré Mobilizadora da Cooperação da Juventude Amazônida para o Desenvolvimento Sustentável (Cojovem); Val Munduruku, articuladora nacional da organização de Jovens Engajamundo e Presidente na Associação de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós (AMIST); e Fábio Teixeira, jornalista da Fundação Thomson Reuters no Brasil, que destacará a atenção global sobre a Amazônia e as oportunidades e desafios para profissionais e fontes da região. 

O pré-lançamento da Amazônia Vox inicia a fase de testes que tem como intuito fazer os ajustes e melhorias – os profissionais que atuam na Amazônia poderão dar sugestões, inclusive – necessários para a versão final do site. Em seguida, quando o banco de fontes estiver melhor consolidado, será iniciada a divulgação da plataforma em frentes profissionais, empresas e associações de mídia nacionais e internacionais.

O projeto conta com apoio institucional da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) e do International Center for Journalists (ICFJ) e é participante selecionado do Programa Jogo Limpo, do ICFJ com YouTube no combate à desinformação, do Lab de Sustentabilidade, da Google Brasil e do programa Acelerando Negócios Digitais, da Meta com ICFJ.

As inscrições para o webinar podem ser feitas aqui.

Programação:

19h – Boas-vindas e agenda.

19h05 – A ABCPública no combate à desinformação através do conhecimento – Claudia Lemos, presidente da ABCPública.

19h15 – Plataforma Amazônia Vox: rede de fontes de conhecimento e freelancers da Amazônia – Daniel Nardin, Instituto Bem da Amazônia e idealizador da plataforma.

19h25 – A Amazônia no centro da agenda e o protagonismo da região nos debates sobre mudanças climáticas – Francisco de Assis Costa, Professor titular da UFPA/NAEA.

19h35 – Foco na Amazônia: olhar para as oportunidades e perspectivas para profissionais e fontes de conhecimento – Fábio Teixeira, jornalista da Fundação Thomson Reuters no Brasil

19h45 – As pautas das Conferências do Clima da ONU e os coletivos: pluralidade de vozes sobre clima na Amazônia – Luisa da Silva, mentora do programa Maré Mobilizadora da COJOVEM e ativista ambiental. 

19h55 – Ampliando e aprofundando a narrativa: Vozes do saber tradicional e povos originários – Val Munduruku, articuladora nacional da organização de Jovens  Engajamundo e Presidente na Associação de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós – AMIST. 

20h05 – Rodada de interação com perguntas.

20h15-20h30: Rodada técnica-operacional para dúvidas sobre como utilizar a plataforma Amazônia Vox e sugestões de melhorias.

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

APJ Debates foca no Protagonismo Amazônida

Anterior

Encontros & desencontros eleitorais

Próximo

Vocë pode gostar

Mais de Notícias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *