Uma das piores mazelas de Belém do Pará é o transporte público, principalmente para o distrito de Outeiro, onde a falta de fiscalização e os abusos das empresas deixam os usuários em situação de abandono, há décadas. É uma humilhação diária e um atentado à saúde, à segurança e à dignidade humana. A partir deste sábado, 13, finalmente a Prefeitura começa a sonhada – e necessária – integração das linhas. A primeira etapa do Programa Integra Belém vai contemplar Outeiro, Icoaraci, Marambaia e a região ao longo da Av. Augusto Montenegro, que inclui os conjuntos Maguari e Satélite. O Terminal Mangueirão do BRT vai entrar em operação em toda a sua capacidade, para permitir a integração do serviço, por meio das linhas alimentadoras vindas dos bairros. Os terminais Maracacuera e Tapanã também fazem parte do sistema integrado.
Foi anunciada a criação de quatro novas linhas para Outeiro e algumas das já existentes sofrerão alteração de itinerário, além da implantação da circular Icoaraci/Outeiro, prevista para a segunda fase do projeto, no dia 27 de novembro. A terceira fase será iniciada em dezembro.
A linha Outeiro-Brasília/São Brás, no horário de pico, pela manhã e à noite, seguirá pela canaleta do BRT. Já a linha Outeiro/Itaiteua, também, nos horários de pico, transitará fora da via expressa. Nos horários de entre-pico, essas linhas farão a integração no terminal Maracacuera, permitindo ao usuário escolher os destinos, inclusive UFPA e áreas centrais. No período de transição, a Semob vai analisar os serviços e efetuar os ajustes necessários.
Confira as linhas que serão implantadas: Marambaia – Castanheira; Outeiro/Fama – Maracacuera; Outeiro/Brasília – Maracacuera; Outeiro/Itaiteua-São Brás; Outeiro/Itaiteua – Maracacuera; Outeiro/Brasília – São Brás; Águas Negras/Paricás – Maracacuera; UFPA – Icoaraci; Benguí – Felipe Patroni; Conjunto Maguari – Ver o Peso (Almirante Barroso); Tapanã II – Ver o Peso; Icuí – Ver o Peso; Águas Lindas – Icoaraci;Jaderlândia – Mangueirão; Icoaraci – Outeiro (implantação a partir de dia 20/11/2021); Satélite – UFPA; Tenoné – Ver o Peso (5ª linha – via Centenário) e Maracacuera–São Brás(BRT).
Comentários