O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Chicão, convocou e empossou Torrinho Torres, primeiro suplente do Podemos, na vaga do deputado Igor Normando, que está licenciado para exercer o cargo de secretário de Estado de Articulação da Cidadania. O novo parlamentar…

Reconhecimento máximo da Associação Paulista de Críticos de Artes a obras de Literatura, Música popular, Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Rádio, Teatro, Teatro Infantojuvenil e Televisão, o Prêmio IPCA, anunciado na segunda-feira, 6/2, contemplou o livro de contos “Eu já…

A sesquicentenária samaumeira que perdeu seus galhos na madrugada desta segunda-feira (6) é memória afetiva de todos os paraenses e até de gente de fora do Pará e do Brasil que frequenta Belém durante o Círio de Nazaré. Localizada em…

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará oficializou o resultado da eleição suplementar em Viseu 39 minutos após o encerramento da votação. Foi eleito prefeito Cristiano Vale (nº 11 – PP – Voltando pra Cuidar da Gente) e vice-prefeito Mauro da…

UsiPaz Guamá resgata cidadania do bairro

Um complexo moderno e multifuncional chamado Usina da Paz, fruto da parceria do governo do Pará com a multinacional norueguesa Norsk Hydro, agora beneficia um dos bairros mais populosos de Belém, o Guamá. Trata-se da nona unidade no Estado, a quinta em Belém. “Este é um projeto estratégico do Estado que, presente com diversos serviços, busca transformar a realidade social das comunidades”, explicou o governador Helder Barbalho, ao anunciar a interiorização do projeto. A meta é ousada: construir quarenta novas UsiPaz nos próximos quatro anos. E já existe edital de chamamento aos municípios, para que cada um ofereça em contrapartida terrenos no tamanho adequado para o empreendimento, localizados em áreas com vulnerabilidade social e com densidade populacional. Mais de vinte municípios já manifestaram interesse e, ainda neste semestre, deverá haver um avanço na experiência.

Entregue à população como presente de aniversário nos 407 anos de Belém, logo no primeiro dia de funcionamento a UsiPaz Guamá atendeu mais de quinhentas pessoas, felizes pelo acesso gratuito a mais de setenta serviços, incluindo atendimento médico, odontológico e psicológico; emissão de documentos, atividades esportivas e cursos profissionalizantes, como, por exemplo, Técnico em Enfermagem e Corte e Costura. É grande a melhoria para toda a comunidade. Os cursos e atividades ofertados são essenciais, muitas pessoas não têm oportunidade de emprego por falta de capacitação e qualificação, além do que a espera por consultas médicas desanimava os usuários.

Os moradores festejam a oportunidade de manter crianças, adolescentes e jovens em local seguro, aprendendo ofícios e práticas saudáveis, de modo a evitar que se percam na delinquência. É visível o sentimento de pertencimento, de um sonho realizado. Só havia uma praça no Guamá, e sem um parquinho. A maioria das arenas ou quadras pela redondeza é paga e as famílias são de baixa renda. Sempre houve uma reivindicação de esporte, lazer e cidadania.

As matrículas para as atividades já começaram: modalidades esportivas, atendimento médico, odontológico e psicológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; treinamento de lideranças, capacitação, cursos profissionalizantes. O cronograma de inscrição prossegue até a próxima sexta-feira (20) de forma gradual, por atividade escolhida. Para se cadastrar basta ir até a recepção da Usina levando originais e cópias de RG, CPF e comprovante de residência.

São ofertadas aulas de balé (a partir de 05 anos), danças urbanas (a partir de 14 anos), dança contemporânea (a partir de 12 anos), natação (a partir de 07 anos), defesa pessoal feminina (a partir de 18 anos), vôlei de quadra (a partir de 07 anos), basquete (a partir de 14 anos), hidroginástica (a partir de 18 anos), futsal (a partir de 07 anos), futebol de areia (a partir de 07 anos), vôlei de areia (a partir de 14 anos), treinamento funcional (a partir de 18 anos), judô (a partir de 07 anos), fit dance (a partir de 18 anos), karatê (a partir de 07 anos) e boxe (a partir de 15 anos). Tudo gratuito.

“Esta é uma experiência magnífica que já é bem sucedida através das oito usinas que estão funcionando com uma média de 15 a 20 mil beneficiários por mês. Temos certeza de que aqui no Guamá, o maior bairro da cidade, com 120 mil habitantes, será um sucesso, a população vem aqui acolher a Usina como sua”, declarou o secretário de Articulação da Cidadania, Ricardo Balestreri.

As obras da UsiPaz Guamá geraram 450 postos de trabalho, patrocinadas pela Hydro e executadas por empresas paraenses, através de um termo de cooperação com o Estado. Em outubro e dezembro, a gigante norueguesa já havia realizado a entrega de unidades nos bairros do Jurunas, Condor e Terra Firme. “Com esta entrega, fechamos este ciclo da parceria, que contemplou três unidades na capital, e reafirmamos o compromisso da Hydro em apoiar a melhoria da qualidade de vida das comunidades do Pará. Este projeto tem se mostrado um exemplo de política pública e cidadania. Temos enorme satisfação por estar contribuindo para a transformação e inclusão social de moradores da Região Metropolitana de Belém e de outras regiões do Estado”, comentou Anderson Baranov, vice-presidente sênior de Relações Externas da Hydro na América do Sul.

O Brasil é a principal fonte de matéria-prima do alumínio da Hydro, a bauxita, e é onde a empresa mantém o maior número de empregados no mundo. No Pará, lavra o minério em Paragominas e em Porto Trombetas, município de Oriximiná, e refina a bauxita para obter a alumina (óxido de alumínio) na maior refinaria de alumina do mundo fora da China, a Alunorte, localizada em Barcarena. Também produz alumínio primário na joint-venture Albras. A Hydro está presente em toda a cadeia de valor do alumínio, desde a energia até a mineração de bauxita e refino de alumina, alumínio primário, extrusões de alumínio e reciclagem. O vice-presidente sênior Anderson Baranov assegura que a empresa líder em energia e alumínio é compromissada com um futuro sustentável e objetiva criar sociedades mais viáveis, desenvolvendo os recursos naturais em produtos e soluções de maneira inovadora e eficiente.

A UsiPaz tem capacidade para receber cerca de 1.500 pessoas por dia e conta com dois prédios de atendimento, uma quadra poliesportiva, quadra de areia, espaço multicultural; piscina semiolímpica; playground, salas de audiovisual e inclusão digital. Também há espaços para cursos livres e de dança, música, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca. As instalações são adaptadas para acesso de pessoas com deficiência.

A Usina funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 22 h; aos sábados, das 08 às 14h, e aos domingos, das 08h às 18 h, de acordo com as demandas da comunidade e dos órgãos para a realização de eventos. A UsiPaz Guamá fica na Av. Bernardo Sayão, nº 4783, entre as passagens São Lázaro e Rui Barbosa, perto do portão do campus básico da Universidade Federal do Pará.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *