1

Rony Cordeiro, superintendente do IBGE no Pará; Luiz Claudio Martins, coordenador técnico estadual do Censo 2022; e Norma Bentes, coordenadora estadual de Divulgação do Censo 2022 anunciaram hoje que o IBGE no Pará está na reta final para o encerramento da coleta domiciliar. Com 72% dos municípios com 100% de setores trabalhados (102 municípios), o órgão ativou o serviço 137 em todo o estado, a partir desta segunda-feira, 16, para que residentes em solo paraense ainda não recenseados possam solicitar o agendamento de sua coleta domiciliar.

O serviço é gratuito e vem sendo ativado sempre que se atinge 100% de setores trabalhados. O IBGE alerta que o número não serve para o preenchimento dos questionários, e sim para verificar se o domicílio já foi recenseado ou não e solicitar a ida do recenseador ao local. As equipes não telefonam para as residências. As ligações são recebidas pelas equipes de atendimento do Centro de Apoio do Censo (CAC) e do 0800 721 8181, de segunda a sexta-feira, das 8h e 21h30.

Ao ligar para o 137, o usuário escuta mensagem inicial na qual é tornado ciente de que se trata de “canal exclusivo para atendimento às pessoas que ainda não foram recenseadas pelo Censo 2022” e também é orientado a se certificar de que nenhum outro residente em seu domicílio já tenha respondido ao questionário do Censo 2022. Só então é solicitado que o usuário informe seu endereço. Caso o sistema detecte já ter sido recenseado, essa informação é passada ao usuário e o atendimento é encerrado. Se o endereço constar como “não recenseado”, é feito o registro para que a área técnica acione um recenseador para ir ao local, em até 30 dias.

Em caso de ser informado um domicílio que já foi recenseado, nenhuma informação é fornecida à pessoa que está ligando para o 137. Após finalizar o atendimento, o usuário pode retornar a ligação para verificar o andamento, utilizando o número de protocolo para acompanhar sua solicitação. Já em caso de o usuário ligar para comunicar que as informações de seu domicílio foram fornecidas incorretamente, o chamado é direcionado à Superintendência Estadual do IBGE no Pará para que seu acompanhamento e finalização sejam providenciados.

Um livro sobre a fundação de Belém

Anterior

UsiPaz Guamá resgata cidadania do bairro

Próximo

Vocë pode gostar

Mais de Notícias

1 Comentário

  1. O disk censo 137 é uma ferramenta muito importante e que aumenta a credibilidade do processo, uma vez que a iniciativa parte do morador em participar do processo, o que garante a segurança durante as etapas a seguir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *