A expectativa era grande em relação à ida do governador Helder Barbalho à Assembleia Legislativa para a leitura da Mensagem na instalação da 61ª Legislatura. Funcionou como uma espécie de termômetro da Casa, que abriga novos deputados na oposição, e…

Foram empossados hoje na Assembleia Legislativa do Pará os 41 deputados estaduais eleitos para a 61ª Legislatura (2023-2027). Em seguida houve eleição para a Presidência e a Mesa Diretora, em chapa única, tendo sido reeleito praticamente à unanimidade – por…

O governador Helder Barbalho está soltando a conta-gotas os nomes dos escolhidos para compor o primeiro escalão de seu segundo governo. Nesta quarta-feira será a posse dos deputados estaduais e federais e dos senadores, e a eleição para a Mesa…

Pela primeira vez na história, está em curso  um movimento conjunto da Academia Paraense de Letras, Academia Paraense de Jornalismo, Instituto Histórico e Geográfico do Pará e Academia Paraense de Letras Jurídicas, exposto em ofício ao governador Helder Barbalho, propondo…

Pará tem Disque-Censo em todos os municípios

Rony Cordeiro, superintendente do IBGE no Pará; Luiz Claudio Martins, coordenador técnico estadual do Censo 2022; e Norma Bentes, coordenadora estadual de Divulgação do Censo 2022 anunciaram hoje que o IBGE no Pará está na reta final para o encerramento da coleta domiciliar. Com 72% dos municípios com 100% de setores trabalhados (102 municípios), o órgão ativou o serviço 137 em todo o estado, a partir desta segunda-feira, 16, para que residentes em solo paraense ainda não recenseados possam solicitar o agendamento de sua coleta domiciliar.

O serviço é gratuito e vem sendo ativado sempre que se atinge 100% de setores trabalhados. O IBGE alerta que o número não serve para o preenchimento dos questionários, e sim para verificar se o domicílio já foi recenseado ou não e solicitar a ida do recenseador ao local. As equipes não telefonam para as residências. As ligações são recebidas pelas equipes de atendimento do Centro de Apoio do Censo (CAC) e do 0800 721 8181, de segunda a sexta-feira, das 8h e 21h30.

Ao ligar para o 137, o usuário escuta mensagem inicial na qual é tornado ciente de que se trata de “canal exclusivo para atendimento às pessoas que ainda não foram recenseadas pelo Censo 2022” e também é orientado a se certificar de que nenhum outro residente em seu domicílio já tenha respondido ao questionário do Censo 2022. Só então é solicitado que o usuário informe seu endereço. Caso o sistema detecte já ter sido recenseado, essa informação é passada ao usuário e o atendimento é encerrado. Se o endereço constar como “não recenseado”, é feito o registro para que a área técnica acione um recenseador para ir ao local, em até 30 dias.

Em caso de ser informado um domicílio que já foi recenseado, nenhuma informação é fornecida à pessoa que está ligando para o 137. Após finalizar o atendimento, o usuário pode retornar a ligação para verificar o andamento, utilizando o número de protocolo para acompanhar sua solicitação. Já em caso de o usuário ligar para comunicar que as informações de seu domicílio foram fornecidas incorretamente, o chamado é direcionado à Superintendência Estadual do IBGE no Pará para que seu acompanhamento e finalização sejam providenciados.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Participe da discussão

1 comentário

  1. O disk censo 137 é uma ferramenta muito importante e que aumenta a credibilidade do processo, uma vez que a iniciativa parte do morador em participar do processo, o que garante a segurança durante as etapas a seguir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *