0
 

Universidade da Amazônia (UNAMA) realizou, na última quinta-feira (27), o evento “Parceiros da Juventude”, voltado à divulgação de cursos técnicos e à articulação de ações estratégicas para inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho. O encontro ocorreu no auditório David Mufarrej, no campus Alcindo Cacela, e foi promovido pela coordenação da Escola Técnica da UNAMA.

A abertura da cerimônia teve apresentação musical da cantora Sandra Duailibe e, em seguida, a universidade homenageou Elieth de Fátima Braga, gestora da Secretaria Estratégica de Articulação e Cidadania (SEAC-PA), com o título de “Parceira da Juventude”, em reconhecimento ao trabalho desempenhado pela pasta na promoção de políticas públicas para juventude no Pará.

A reitora da UNAMA, professora doutora Betânia Fidalgo Arroyo, destacou a importância dos cursos técnicos como umnovo eixo estratégico da universidade  alinhado à missão de promover educação de qualidade, empregabilidade e transformação social na Amazônia:

“Queremos interagir com os jovens, formar profissionais competentes para o mercado. A UNAMA tem o papel de acolher os alunos e sonhar com eles, promovendo a empregabilidade na Amazônia e a mão de obra qualificada.”

Também participaram da mesa de abertura o pró-reitor de Ensino, Éden Ferreira; os diretores dos campi UNAMA Gentil, Parque Shopping e Ananindeua – Elaine Gemaque, Juryptan Viana e Ingrid Cruz, respectivamente; o diretor de Educação Profissional da SECTET-PA, Washington Berg Sena Corrêa; e o diretor-geral da SEAC-PA, Julio Alejandro Quezada, representando a secretária Elieth Braga.

A palestra “A importância dos cursos técnicos para jovens e adultos” foi proferida por Washington Berg Sena Corrêa, representante da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (SECTET-PA). Em sua fala, ele destacou o crescimento da demanda por profissionais com formação técnica no Brasil e a necessidade urgente de expandir o acesso a esse tipo de ensino no Pará.

Corrêa enfatizou que a formação técnica é porta de entrada para o mercado formal, especialmente para jovens que buscam qualificação rápida e acessível, além de adultos em processo de reinserção profissional. “O ensino técnico oferece retorno direto e rápido. É um caminho concreto de valorização e inclusão social”, ressaltou.

Ao final do evento, a coordenadora da Escola Técnica da UNAMA, professora Eunice Costa, apresentou os cursos técnicos atualmente ofertados pela instituição, reforçando que a proposta é entregar ensino com a mesma qualidade da graduação, contando com laboratórios modernos, professores experientes e metodologia prática. “Estamos com 14 cursos técnicos nas áreas da saúde, gastronomia, moda, gestão, tecnologia, entre outras. Queremos mostrar que, além de referência em graduação e pós, a UNAMA também está preparada para formar os melhores técnicos da região paraense”, destacou.

Foto: Quezia Dias

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

Abaetetuba recebe Usina da Paz 

Anterior

III Simpósio Escravidão e Liberdade na Amazônia

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários