0

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Universidade da Amazônia abre hoje uma exposição de moda, a partir das 18h, no Parque Shopping, em Belém do Pará. As peças foram produzidas por acadêmicos do terceiro semestre da graduação, com auxílio das docentes Felícia Maia, Lara Dahas e Milena Castro. Ao todo, são dez produções conceituais confeccionadas a partir de pesquisas sobre o papel das mulheres na construção da indústria de moda desde o início do século XX. O curso de Moda da Unama existe há 17 anos e foi o primeiro da região na área, responsável por alçar a moda ao mundo acadêmico na Amazônia. Ao longo desse tempo tem preparado profissionais para o mercado de trabalho em uma área cuja demanda cresce com urgência devido ao fortalecimento da indústria e do varejo de produtos do setor, que abrange criação, modelagem, costura industrial, marketing, visual merchandising, produção para desfiles e editoriais fotográficos e jornalismo.

A coordenadora do curso de Moda da Unama, Felícia Maia, comenta que a proposta é mostrar ao público a evolução desse espaço, que era masculino, e destacar a contribuição das mulheres no pensar e projetar vestimentas a outras. “Durante mais de um século, os homens dominaram o cenário da moda, como se só eles tivessem a capacidade de criar roupas para elas. Assim, com a exceção de Chanel, muitas mulheres com talento, tais como Madeleine Vionnet e Elsa Schiaparelli, ficaram invisibilizadas por muito tempo porque durante muitos anos ficou delegada apenas a função de costureira. Elas eram meras oficineiras nessa profissão. Hoje, estão revolucionando a moda. Estamos vivendo uma era de roupas pensadas por mulheres, não uma idealização masculina de como elas devem ser. A gente acredita que as mulheres possam melhor atender as necessidades femininas por meio do seu olhar”.

A reitora da Unama, professora doutora Betânia Fidalgo Arroyo, com seu olhar feminino e de gestora experiente, ela mesma um exemplo de pioneirismo e protagonismo, idealizou e criou o curso e fala com entusiasmo dele: “A universidade cumpre seu papel de formar profissionais de excelência para o mercado, em especial em um estado que tem vocação natural para a moda e que legou tantos talentos para o Brasil e para o mundo, a começar por Dener Pamplona de Abreu, considerado o criador da moda brasileira. O curso tem duração de três anos, nos quais o aluno tem a oportunidade de entrar em contato com diversos segmentos da Moda, não apenas no estilismo e na costura. O acadêmico participa de atividades práticas que incluem também a produção de moda para desfiles e editoriais, personal styling, jornalismo de moda, gestão de negócios da moda, marketing e visual merchandising. Além disso, o curso promove a ligação com a sociedade através de concursos como o da criação do uniforme (vestes talares) dos membros da Academia Paraense de Letras. Em junho do ano passado, o curso participou do concurso do maior festival de moda autoral da América Latina, o Dragão Fashion Brasil, sendo classificado entre os oito finalistas com a coleção Amazônia Domina, que também lhe rendeu participação no Festival Vale Amazônia, realizado em agosto de 2023 em Belém. O curso também tem parceria com o mais importante evento de moda da região norte do Brasil, o Amazônia Fashion Week, cuja 18ª edição foi de 16 a 18 de novembro de 2023, na Unama e no Espaço São José Liberto, com o tema Moda & Vida, pois cada vez mais a moda está se voltando para a vida das pessoas. No mundo atual, as pessoas começam a contestar os padrões pré-estabelecidos pela moda e a buscar a criação de identidades de vida real, com seus corpos, gostos, interesses e vivências. E cada vez mais a moda se solidifica como um meio de comunicação. As roupas que se escolhe usar, com seus complementos, como calçados e acessórios, e as cores que eles apresentam, dizem algo sobre uma pessoa. Podemos considerar que uma das funções da moda é contribuir para a formação da identidade. Isso está associado à ênfase na autorrealização, um fenômeno extremamente moderno”.

A parceria do Amazônia Fashion Week com o curso da Unama contribui inclusive para o fomento do mercado local, já que proporciona estágio para os alunos do curso, que têm a oportunidade de adquirir vivência profissional na área de produção de moda, estagiando no lançamento das coleções.

Nas fotos, a modelo Mia Fidalgo Arroyo em desfiles das coleções do curso de Moda da Unama. A visitação da exposição é gratuita e segue até o dia 28 de março, das 10h às 22h. O Parque Shopping fica na Av. Augusto Montenegro, 4300, em Belém do Pará.

MPPA e Marinha pelos rios do Pará

Anterior

Debate e bolão do Oscar no Cine Líbero Luxardo

Próximo

Vocë pode gostar

Mais de Notícias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *