0

A lendária Iris Apfel morreu neste 1º de março em sua casa em Palm Beach, na Flórida, de causas naturais, um dia depois de celebrar “102 anos e meio” com uma foto no Instagram em que aparece com bolas de aniversário. Formada em história da arte, ela se especializou em tecidos antigos e era dona de uma empresa têxtil, Old World Weavers, com brilhante portfolio em obras de restauração e decoração de ambientes sofisticados, incluindo projetos na Casa Branca sob seis diferentes presidentes e residências de famosos como Estée Lauder e Greta Garbo.

Influenciadora irreverente com três milhões de seguidores, que se autodenominava “geriatric starlet” (estrela geriátrica), Iris Apfel virou ícone pop com seu estilo exótico, roupas extravagantes, óculos enormes de armações pesadas, batom vermelho brilhante, cabelos brancos bem curtinhos e profusão de bijuterias coloridas. Foi uma das primeiras mulheres do mundo a usar jeans, e viveu um século inteiro com as maiores transformações da humanidade, adaptando-se imediatamente, sempre com destaque.

Era muito à frente de seu tempo. Não tinha medo de ousar, e ousadia era a sua marca. Em 1997, ela se tornou modelo profissional da agência global IMG Models aos 77 anos. Mulher de negócios, criou diversas linhas de produtos com seu nome, em parcerias com grifes das mais famosas no planeta. Em 2022, uma linha que concebeu para a rede de moda H&M, incluindo roupas, bijuterias e sapatos em cores vivas, esgotou em minutos. Apfel fez também uma linha de acessórios e joias para a US Home Shopping Network, lançou uma linha de maquiagem com a Ciaté London e fez parceria com Ruggable em revestimentos de piso. Não à toa o Costume Institute do Metropolitan Museum of Art, em Nova York, organizou uma exposição sobre ela chamada Rara Avis – palavra latina para ave rara, e foi tema de um documentário em 2015.

Nascida em Nova York em 1921, Iris Apfel compartilhava a vida profissional de designer de interiores com o marido, Carl, que morreu em 2015 aos 100 anos. Ela era personagem frequente em capas de revistas como Vogue, e suas fotos eram destaque em coberturas de eventos de entretenimento.

Em vídeo no X, antigo Twitter, em julho de 2023, ela deu um conselho:
“Fique velho, mas não fique chato. Nunca deixe de ser você e se divertir. Seja selvagem’.

A Doca de Souza Franco

Anterior

Falta verde no parque da Doca

Próximo

Vocë pode gostar

Mais de Notícias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *